Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas promoverá aula inaugural no dia 22 de março

publicado: 15/03/2024 08h51, última modificação: 15/03/2024 08h51

No dia 22 de março, a partir das 16h, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá a sua aula inaugural com a temática “Neoliberalismo e decomposição social: crise, trabalho e (des)proteção social na América Latina”. O momento será conduzido pela professora Silvia Fernandez Soto, da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN), e ocorrerá no Auditório Sergio Ferretti, localizado no prédio do CEB Velho.

O evento marca a abertura do ano letivo e tem por objetivo recepcionar os ingressantes no programa. No entanto, além dos discentes do mestrado e do doutorado em Políticas Públicas, sendo novatos ou veteranos, alunos de graduação e os docentes do PPGPP-UFMA e dos departamentos de sustentação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

Sobre o programa

O Mestrado em Políticas Públicas é atuante na Universidade Federal do Maranhão desde o ano de 1993 e se tornou Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas após a implementação do curso de Doutorado na Universidade no ano de 2001. Com trinta anos de existência, já foram defendidas, por meio do programa, 237 dissertações de mestrado, 124 teses de doutorado, além de cinco teses em regime de cotutela com universidades francesas e italianas.

As linhas de pesquisas são divididas em duas áreas de concentração: Políticas Públicas e Movimentos Sociais e Políticas Sociais e Programas Sociais. Para Políticas Públicas e Movimentos Sociais, as linhas de pesquisa são: Estado, Cultura e Políticas Públicas; Desenvolvimento, Questões Agrícolas e Agrárias e Meio Ambiente; Estado, Questão Urbana e Políticas Públicas; Estado, Trabalho e Políticas Públicas.

Entre as linhas de pesquisa para Políticas Sociais e Programas Sociais, estão: Avaliação de Políticas e Programas Sociais; Seguridade Social: Política de Saúde, Política de Assistência Social e Política de Previdência Social; Política Social e Serviço Social; Violência, Família, Criança, Idoso e Gênero.

Por: Gabriel Jansen