Notícias
Programa de Pós-Graduação em Odontologia realizou simpósio sobre Erosão Dentária e Refluxo Gastroesofágico
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoveu, no dia 11 de outubro, o Simpósio intitulado “Erosão dentária e o refluxo gastroesofágico sob diferentes olhares” na sede do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão. O simpósio reforçou o compromisso da instituição com a formação de qualidade e a integração entre o ensino, a pesquisa e a sociedade. A atividade atraiu não apenas estudantes de graduação e pós-graduação de várias instituições, mas também profissionais da saúde e o público geral, que puderam participar das atividades, que abordaram, de forma multidisciplinar, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento da erosão dentária e sua relação com a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
A iniciativa faz parte das ações de extensão vinculadas ao projeto “Efeito tópico da goma do cajueiro na prevenção da erosão dentária em condições de refluxo supraesofágico: aspectos morfomecânicos e predição molecular”, que conta com financiamento pelo Banco da Amazônia. A realização do evento visou cumprir com uma das metas estabelecidas que se refere à promoção de capacitação e instrução sobre a erosão dental e forma de prevenção e manutenção da saúde bucal, principalmente, em pacientes com DRGE. O evento nasceu da necessidade de aproximar diferentes áreas da saúde em torno de um tema que se interrelaciona. A erosão dentária e o refluxo gastroesofágico exigem uma abordagem interdisciplinar para que o cuidado ao paciente seja mais completo e efetivo.
Sob a coordenação da professora Leily Firoozmand, docente do PPGO-UFMA, o simpósio destacou a necessidade de unir diferentes especialidades para um atendimento mais eficaz. “A erosão dentária e o refluxo gastroesofágico exigem uma abordagem interdisciplinar para que o cuidado ao paciente seja mais completo e efetivo”, explicou a professora. O evento contou com a participação ativa de cirurgiões-dentistas, médicos (gastroenterologistas e outros), nutricionistas e fonoaudiólogos, que trouxeram suas perspectivas únicas para a discussão. A programação incluiu palestras, discussões de casos clínicos e momentos interativos, proporcionando uma troca de experiências rica e prática.
Para Mayron Guedes, doutorando e membro da comissão organizadora, o evento cumpriu um papel duplamente importante. “Foi uma oportunidade única para ampliar a compreensão sobre como diferentes profissionais podem atuar de forma integrada, além de aproximar a Universidade e a produção científica da comunidade”, afirmou.
A realização desse Simpósio reafirma o compromisso da PPGO-UFMA com a formação interdisciplinar, difusão de conhecimentos atualizados e o fortalecimento da atuação da Odontologia no Maranhão e em todo o país, promovendo formação de qualidade e integração entre ensino, pesquisa, extensão e sociedade.
Por: PPGO
Revisão: Jáder Cavalcante