Notícias
Programa de Pós-Graduação em Odontologia celebra 15 anos com homenagens de programação científica
Uma cerimônia realizada da Fábrica Santa Amélia, ontem, 19, deu início às comemorações dos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGO-UFMA). A programação segue nesta quarta-feira, 20, com palestras gratuitas.
O PPGO-UFMA iniciou suas atividades com sua primeira turma do curso de mestrado no ano de 2008. Desde então, o programa tem desenvolvido estudos envolvendo pesquisa básica, epidemiológica, clínica e translacional.
“É com muito orgulho que estamos aqui hoje para celebrar uma data marcante, os 15 anos do PPGO-UFMA”, afirmou o coordenador do PPGO, José Roberto de Oliveira Bauer, que, em seu discurso, ainda agradeceu a todos que participaram e participam da história do programa, destacou a qualidade acadêmica dos cursos de mestrado e doutorado, além de apontar os desafios para o futuro.
O PPGO-UFMA tem se destacado nacionalmente pela excelência acadêmica, comprovada pela crescente sequência de bons conceitos nas últimas avaliações da Capes. Nesse contexto, o reitor Fernando Carvalho destacou a evolução do programa nesses 15 anos. “Nesses 15 anos, o programa evoluiu muito. O programa foi criado em 2008 e, hoje, 2023, o programa recebeu com nota 5, com alta produção, e já formou mais de 100 discentes de mestrado e mais de 50 de doutorado. Então, é um programa de sucesso”, reitera o reitor.
Em homenagem aos docentes que têm construído a história do PPGO, a professora Cecília Ribeiro contou a história que o programa tem percorrido até aqui e enalteceu os docentes que participaram dessa jornada. Uma figura em especial se destacou: a professora Cláudia Maria Coelho Alves, a primeira coordenadora do PPGO e peça fundamental para a implementação e desenvolvimento do programa.
Emocionada, a homenageada Cláudia Maria Coelho Alves afirmou que não fez nada sozinha e enfatizou a importância de uma equipe coesa. “Muito emocionada de ver que foi um trabalho árduo, mas eu não comecei nada sozinha. Na realidade, essa homenagem foi para mim, mas poderia ter sido para todos que começaram comigo. Não se começa nenhum trabalho sem ter uma equipe muito antenada e coesa, e isso eu tive no início, com o apoio do professor Antônio Luís, hoje aposentado. Nós tivemos muito apoio institucional. Então, nós temos que agradecer a muitas pessoas, mas, principalmente, aos professores Jaime e Altair, que hoje vieram para São Luís e que, desde o início, nos ajudaram. Tudo foi um passo a passo para se chegar à aprovação do programa na Capes, e hoje a gente tem essa felicidade de ter um conceito 5, e a felicidade de ter uma aluna, orientada da professora Cecília, com o prêmio máximo de pesquisa, que é o Prêmio Capes de Tese. Então, eu estou muito emocionada e com a sensação de dever cumprido. Não resta dúvida de que essa homenagem, enquanto eu estou como professora, foi maravilhosa”.
A coordenadora de área da Capes, Altair Antoninha Del Bel Cury também recebeu uma homenagem pela assistência ao programa ao longo desses 15 anos.
Participaram da cerimônia, presidida pelo reitor Fernando Carvalho, a Pró-reitora da Ageufma, Flávia Nascimento; o presidente da Fapema, Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho; a coordenadora de área da Capes, Altair Antoninha Del Bel Cury; coordenadora de saúde bucal do Governo do Estado, Mayana Soares Vieira Heluy, e o coordenador do PPGO-UFMA, José Roberto de Oliveira Bauer, além de docentes e discentes do programa.
Programação Científica
Nesta quarta, 20, a celebração dos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (PPGO-UFMA) segue com palestras dos professores convidados: Altair de Bel Del Cury (Unicamp) e Alessandro Loguercio (UFPG).
Confira a programação de palestras:
- 9h30 - Excelência da pós-graduação em odontologia da UFMA
Altair Del bel Cury (Unicamp)
- 15h - Práticas Clínicas baseadas em evidências
Alessandro Loguercio (UFPG)
O programa
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia objetiva a formação qualificada de mestres e doutores para atuarem em atividades acadêmicas de ensino, na condução de pesquisas científicas e na proposição de soluções tecnológicas inovadoras nas diversas áreas da odontologia e ciências relacionadas.
Para o coordenador do PPGO, José Roberto de Oliveira Bauer, a vocação do programa é formar profissionais críticos para exercer a atividade de ensino e pesquisa e entregar produtos relevantes para a sociedade. “Nossa grande vocação é formar recursos humanos de altíssima qualidade para permear o ensino e a pesquisa e fazer a translação para a sociedade. Esse é nosso foco, nossa missão. Isso é feito com muita união, muito prazer para trabalhar junto e entregar tudo para sociedade o que é dela por direito”, definiu.
Com esse propósito, o PPGO já formou 118 mestres e 55 doutores, que se encontram espalhados em universidades, cargos de coordenação de curso e programas de pós-graduação, no Maranhão e em outros estados. Mais de 20% do corpo docente que atua no Departamento de Odontologia da UFMA foram formados no PPGO.
O Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA recebeu a mais recente chancela da avaliação quadrienal da Capes, à qual os programas são submetidos. O PPGO-UFMA é Conceito Muito Bom (5) frente aos seus pares, e assume papel de destaque e protagonismo na pesquisa local, regional e também nacional.
O empenho de docentes e discentes do programa trouxe reconhecimento e prêmios: localmente, no CONAO; regionalmente, na XXIV Reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO); nacionalmente, na 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO); e internacionalmente, na LAR-IADR Senior Award na 101ª International Association For Dental Research Latinoamerican Region (LAR/IADR) General Session. O PPGO encerra o ano com o prêmio mais importante da pós-graduação brasileira, o Prêmio Capes de Tese, com a melhor tese de doutorado em Odontologia do país.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante