Notícias
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA completa dez anos
Em 2013, um grupo de professores do Departamento de Letras da UFMA elaborou uma proposta de Curso de Mestrado Acadêmico e a enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa Proposta foi aprovada pela CAPES, que enviou à UFMA o Ofício de nº 010-30/2014, datado de 7 de abril de 2014. Nascia, assim, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras), com o Mestrado Acadêmico.
Após 60 anos de criação do Curso de Letras (foi criado em 1953), um dos mais antigos da UFMA, a aprovação de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras representou um feito de fundamental importância, não apenas para a UFMA, mas também para o estado como um todo.
Ainda em 2014, uma comissão formada por cinco professores elaborou um edital de seleção para a primeira turma. Havia apenas duas Linhas de Pesquisa, ainda com poucos docentes permanentes.
Em 15 de abril de 2015, com a Aula Inaugural da primeira turma, ministrada pelo professor Dermeval da Hora, então coordenador da área de Letras e Linguística da CAPES, nascia, de fato e de direito, o tão sonhado Mestrado em Letras da UFMA .
Os anos se passaram, o número de docentes foi ampliado, e, dessa forma, criou-se a terceira linha de pesquisa. São elas: Linha 1: Descrição e Análise Linguística do Português Brasileiro e de Outras Línguas Naturais; Linha 2: Estudos de Linguagem e Práticas Discursivas; Linha 3: Estudos Teóricos e Críticos em Literatura.
Segundo a professora Veraluce da Silva Lima, a primeira coordenadora do PGLetras, “em dez anos de existência, comemorando este ano seu Jubileu de Estanho, o Programa já entregou à sociedade maranhense 160 mestres que, com certeza, estão atuando em setores estratégicos, como o educacional, o que contribui para a melhoria da qualidade da educação básica do estado e para o desenvolvimento nacional sustentável, por meio das pesquisas que foram realizadas por esses mestres”.
O Mestrado em Letras já deu à sociedade maranhense, além de professores mestres, centenas de pesquisas na área em questão, contribuindo, assim, com a difusão do conhecimento.
Segundo a professora Theciana Silveira, aluna da primeira turma e hoje docente do Departamento de Letras e do Mestrado, “ter feito parte da primeira turma do PGLetras é uma honra, o curso me deu muito mais do que conhecimento, me deu oportunidades que fizeram toda a diferença na minha trajetória. Foram experiências que ampliaram meu olhar, me conectaram com pessoas incríveis e me impulsionaram profissionalmente”.
O programa vem alcançando cada vez mais importância regional à medida que atua em várias frentes. Por exemplo: ainda em 2024, o PGLetras firmou um convênio com a Secretaria de Estado da Educação e com algumas prefeituras maranhenses para fazer uma seleção específica para os professores das redes estadual e municipais.
Para a professora Naiara Sales Araújo Santos, “o Programa de Pós-Graduação em Letras foi se aperfeiçoando ao longo desses dez anos de existência de tal maneira que hoje estamos certos de que, muito em breve, teremos o nosso tão sonhado doutorado aprovado pela Capes e, assim, poder contribuir muito mais com a formação de professores em nosso estado.”
O Programa de Letras se destaca no cenário regional com grande impacto junto à sociedade. Esperamos, nos próximos anos, que o mestrado possa contribuir, ainda mais, com a formação de professores, não só para o ensino superior, mas também para a educação básica, área que precisa avançar muito ainda no nosso estado.
Viva o Programa de Pós-Graduação em Letras!
Viva a Universidade Federal do Maranhão!
Por: PGLetras
Revisão: Jáder Cavalcante