Programa de Pós-Graduação em História da UFMA promove hoje, 28, às 18h, o II Seminário de Ações Afirmativas

publicado: 28/03/2023 12h50, última modificação: 28/03/2023 15h42

Nesta terça-feira, 28, com início às 18h, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão realiza o II Seminário de Ações Afirmativas. Destinado à comunidade acadêmica em geral, sobretudo àqueles envolvidos na pós-graduação, o evento será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais no Auditório Ribamar Caldeira do Centro de Ciências Humanas (CCH) e de forma on-line com transmissão no canal do YouTube do PPGHis.

A professora do Departamento de História e organizadora do evento, Soraia Sales Dornelles, detalha que o Seminário busca avançar nas políticas de ações afirmativas da Universidade, promovendo o diálogo com representantes dos movimentos sociais, gestores públicos e estudantes. “Nosso objetivo é debater e sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à importância e urgência da implementação de ações afirmativas e de permanência nesse nível de formação”, ressalta.

O evento, continua Soraia, retoma as discussões públicas no país sobre reparação de direitos históricos de vários setores sociais marginalizados, mediante oportunidades de formação ao nível superior. “Após dez anos da Lei de Cotas para o Ensino Superior, os avanços ainda são tímidos quanto ao atendimento da demanda. Há muita incompreensão sobre questões centrais, como o princípio da autodeclaração, dos processos diferenciados para povos indígenas, por exemplo. Também é central debater as conexões necessárias entre as políticas na graduação e na pós-graduação. Nosso intuito é construir um espaço permanente de debates, aprendizado e sensibilização sobre o tema”, afirma.

Para sua segunda edição, o evento conta com a participação de palestrantes renomados de diversas áreas, como a professora, arquiteta e pesquisadora Dulce Maria Pereira, coordenadora de Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); a historiadora Iracélli Alves, integrante da rede de Historiadorxs Negrxs (HN) e da equipe de editoria da coluna Nossas Histórias, uma parceria da rede HN com o Portal Geledés e o Cultne Acervo; a deputada estadual por Minas Gerais e primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação em Belo Horizonte e de Educação Estadual, Macaé Evaristo; entre outros convidados. Para os organizadores, a expectativa é que a programação dê visibilidade ao tema, gerando impacto imediato no PPGhis.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras