Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA inicia inscrições para seletivo dos cursos de Mestrado e de Doutorado

publicado: 24/07/2023 15h48, última modificação: 24/07/2023 15h53

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal do Maranhão publicou edital para inscrição no seletivo dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Física, nas áreas de “Física da Matéria Condensada” e “Física das Partículas Elementares e Campos”. São ofertadas três vagas para cada modalidade, com inscrições abertas até o dia 4 de agosto.

O seletivo vai considerar os candidatos que tenham realizado as provas de Seleção Nacionais do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física de São Paulo, realizado no segundo semestre de 2022. Também poderão participar os candidatos que tenham realizado as provas de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA de 2021 e 2022. É exigido que o participante esteja situado entre os três melhores grupos da classificação em um desses exames.

O curso de Mestrado é destinado a alunos graduados em Licenciatura ou Bacharelado em Física e alunos dos cursos de Ciências, com habilitação em Física. Aqueles que ainda estejam cursando o último período em algum destes cursos também podem se inscrever, desde que o tenha concluído até a data da matrícula.

Já para o curso de Doutorado, é exigido o grau de mestre em Física ou áreas afins. Podem participar também os alunos que estejam no último período do mestrado, sendo necessário comprovar a defesa de dissertação e o cumprimento dos requisitos quando a matrícula for realizada. Graduados em Física que tenham rendimento acadêmico acima da média e que apresentem três cartas de recomendação podem tentar ingressar diretamente no Doutorado, cabendo à Comissão Examinadora acatar ou não.

A inscrição deve ser realizada no Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (Sigaa) por meio do envio de requerimento em formulário disponível no site do PPGF, junto com os seguintes documentos: fotocópia da carteira de identidade e CPF ou passaporte, no caso de candidato estrangeiro; foto 3x4 recente; curriculum vitae completo no modelo Lattes; comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50;  declaração de disponibilidade de 40 horas semanais no período diurno para cursar o mestrado ou doutorado; diploma de certidão de conclusão de graduação; histórico escolar; e documento que comprove a nota no Exame Unificado de Pós-Graduações em Física de São Paulo (2022.2) ou ainda nas provas de seleção do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA de 2021 e 2022.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras