Notícias
Programa de Pós-Graduação em Educação Física promove o 1º Congresso em Biodinâmica do Movimento Humano
Em comemoração aos dez anos do curso de Bacharelado em Educação Física e para reafirmar a importância do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), a Universidade Federal do Maranhão promoverá o 1º Congresso em Biodinâmica do Movimento Humano (Conbiomov), por meio do PPGEF – Mestrado Acadêmico e do Departamento de Educação Física (DEF), entre os dias 29 e 31 de outubro, no Câmpus São Luís. A submissão de trabalhos pode ser realizada até o dia 12 de outubro, por meio do site do evento, disponível aqui.
Com a temática “Movimento, Saúde e Desempenho: Novos Horizontes Científicos e Educacionais”, a programação tem o intuito de realizar a integração entre discentes, docentes e pesquisadores da área da Educação Física, Fisioterapia, Biomecânica, Saúde, Psicologia, Lazer, Medicina esportiva, entre outras; ressaltar a prática da pesquisa e da produção científica na comunidade acadêmica; reforçar o debate e a troca de conhecimentos sobre pesquisas e avanços da área; possibilitar oportunidades de redes de colaboração e futuras parcerias em projetos e promover a educação continuada de especialistas e discentes por meio das atividades que serão realizadas.
O evento conta com a coordenação geral dos professores do PPGEF: Sérgio Augusto Rosa de Souza, Almir Vieira Dibai Filho e Christian Emmanuel Torres Cabido. Segundo Almir Dibai, a ideia de realizar a ação surgiu como consequência do Encontro de Biodinâmica do Movimento Humano.
“A iniciativa de realizar um evento relacionado aos temas estudados no Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) surgiu em 2023, concretizada como Encontro de Biodinâmica do Movimento Humano, evento mais resumido, mas que serviu de base para que o PPGEF identificasse suas capacidades de expansão como entidade organizadora de evento. Assim, com os aprendizados emanados do primeiro encontro, surge em 2025 o 1º Congresso de Biodinâmica do Movimento Humano (CONBIOMOV). O PPGEF assumiu o compromisso científico e social de realizar uma edição do evento a cada dois anos, sob a coordenação de um docente permanente do PPGEF, como forma de organizar os saberes relacionados à biodinâmica do movimento humano e atualizar bacharéis e licenciados em educação física, fisioterapeutas, nutricionistas e profissões afins sobre diversos temas relevantes e atuais aplicados ao movimento humano”, conta.
Palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, minicursos, oficinas práticas, publicação de Anais e Livro são atividades programadas para o 1º CONBIOMOV. Os trabalhos submetidos devem abranger as áreas temáticas como: Projeto de Pesquisa em Análise do Desempenho Humano e Esportivo (PPGEF-UFMA); Projeto de Pesquisa em Atividade Física no Contexto da Saúde e da Doença (PPGEF-UFMA); Atividade Física e Saúde; Educação e Promoção da Saúde; Atividade Física e Esporte Adaptado para Pessoas com Deficiência; Educação Física Escolar; Lazer, Atividade Física e Esporte; Tecnologia e Inovação em Ciências do Movimento; e, Reabilitação na Atividade Física e Desempenho.
Almir Dibai ressalta a relevância da programação e reafirma as temáticas que serão abordadas. “A Biodinâmica do Movimento Humano é a área de concentração do Programa de Pós-graduação em Educação Física. Abaixo deste amplo guarda-chuva, cabem diversas temáticas relacionas com o movimento humano, tais como: aplicações na saúde e na doença (por exemplo, os efeitos deletérios do comportamento sedentário em determinada população ou o efeito de um treinamento específico sobre os níveis de pressão arterial em pessoas hipertensas), no desempenho humano (por exemplo, a capacidade de desempenhar funções de pessoas com dor lombar crônica ou em escolares com obesidade, o controle motor de bebês que praticam natação, ou ainda a capacidade cognitiva e de resolver problemas de idosos ativos) e no esporte (por exemplo, métodos de identificação e prevenção de lesões esportivas ou as diferentes abordagens no controle de carga de treinamento). Assim, a biodinâmica do movimento humano dá conta e auxilia na resolução de diversos problemas com que profissionais de educação física e profissões afins lidam no dia a dia”, destaca.
Os melhores trabalhos serão premiados, seguindo as normas da Comissão Organizadora. O evento reunirá pesquisadores e profissionais da Educação Física e áreas afins, reconhecidos nacional e internacionalmente, como o professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Emerson Franchini, e o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor visitante do PPGEF-UFMA, Emerson Silami Garcia.
Diante de uma ampla organização, de novidades para o campo da Educação Física e de renomados convidados, as expectativas são altas para a promoção da programação, como pontua Almir Dibai. “Nossa expectativa é que o 1º CONBIOMOV receba profissionais e estudantes (principalmente da educação física, fisioterapia e nutrição) do Estado do Maranhão e de seus estados vizinhos (Piauí e Pará). Assim, esperamos não apenas disseminar o conhecimento de ponta, mas, principalmente, fomentar colaborações interdisciplinares tangíveis que traduzam a ciência complexa em aplicações práticas para a saúde, o esporte de alto rendimento e a reabilitação”, compartilha.
O 1º Congresso em Biodinâmica do Movimento Humano é um marco para a Educação Física na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e frisa a importância do PPGEF-UFMA, único Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Estado do Maranhão. A iniciativa proporciona o aprimoramento do conhecimento e a visibilidade para os debates acerca da temática “Biodinâmica do Movimento Humano” e a troca de conhecimento entre os estudantes e os profissionais. Além da valorização da ciência e da divulgação da produção científica do PPGEF, fortalecendo o desenvolvimento na área.
As inscrições como ouvintes podem ser realizadas até o dia 27 de outubro, no site do evento. Inscreva-se clicando aqui.
Para saber mais informações sobre o evento, acompanhe as redes sociais do Congresso, clicando aqui .
Por: Aline Vitória
Revisão: Jáder Cavalcante