Notícias

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA celebra trinta anos de história

publicado: 19/12/2025 15h57, última modificação: 20/12/2025 20h07
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA celebra 30 anos de história

Solenidade marca 360 anos do PPGE. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebrou trinta anos de existência em uma solenidade realizada na última quinta-feira, 18, no Auditório Sérgio Ferreti, no CEB velho. Primeiro mestrado da instituição, o programa formou uma sólida trajetória de formação de docentes e de contribuições científicas para a educação maranhense.

O evento reuniu docentes, discentes, egressos e autoridades da UFMA em um momento de retrospectiva dos marcos, desafios e vitórias. Durante a cerimônia, o reitor da UFMA, Fernando de Carvalho, destacou a longevidade do PPGE:

“Estamos celebrando trinta anos do Programa de Educação, não são trinta dias, são trinta anos. É o programa mais antigo da Universidade, o primeiro programa em educação do nosso estado, e é um programa que tem uma trajetória marcada pelo compromisso, da formação de excelência na área de educação e também da produção de conhecimentos, que ajudam as políticas do nosso estado a melhorar a qualidade da educação do nosso estado. Então, aqui, já de antemão, parabenizo o Programa de Educação por esse tempo e pela consolidação, que já ocorreu no programa”.

Para a discente do doutorado, Brenda Cristina Ferreira Gomes, o PPGE consolida sua carreira profissional formada na UFMA. A minha experiência no Programa avalio como excelente porque a minha trajetória inteira eu tenho construído aqui: eu sou egressa do curso de Pedagogia, egressa do mestrado no PPGE, e agora eu estou concluindo o doutorado para fechar a minha trajetória aqui.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, em discurso realizado, frisou o simbolismo do projeto: "Esse programa é muito além desses trinta anos, ele é muito além do que um simples recorte de calendário. Ele representa a maturidade, representa toda a discussão que é feita em função e, consequentemente, a esperança na educação do Maranhão".

30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação - 18-12-2025

Criado em 1988, sendo o primeiro mestrado acadêmico em educação do Maranhão, o programa consolidou-se em âmbito nacional em 2001, com o reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento em Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Consagrado como referência em linhas de pesquisas, em 2020, instaurou outro feito inédito, tornando-se o primeiro doutorado em educação do estado.

A egressa do mestrado e da primeira turma do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Francilene de Rosário Matos esteve na solenidade e frisou sua relação com o projeto, destacando a importância na mudança de horizontes na sua vida por meio da formação acadêmica:

“O programa, particularmente, é muito pontual na minha vida. Foi o programa que me deu abertura, me deu entrada para a vida acadêmica, porque eu era do mercado, eu trabalhei durante treze anos numa instituição privada e, ao atingir um certo nível nessa instituição, eu decidi que eu tinha um interesse muito grande de entrar na academia, mas que, para isso, eu precisaria realmente ter uma titulação stricto sensu. E eu me apresentei aqui na Universidade, no projeto, e ele me deu condições de me desenvolver no mestrado. E eu aproveitei todas as oportunidades do mestrado que me foi dada”.

Francilene, que também é docente do Câmpus de Pinheiro, enumera os impactos do PPGE na sua carreira. “[O Programa também me deu] condição de fazer um concurso e passar a ser professora da Universidade em 2015. E, de lá para cá, eu já desenvolvi pesquisas no município em que eu trabalho. E inclusive a origem dessa pesquisa foi o meu projeto de doutorado, em que eu apresentei também para o programa e fui admitida na primeira turma. E aí novamente esse programa me deu todas as condições de construir, de me desenvolver mais ainda como pesquisadora e como professora do ensino superior. [...] E muitas outras coisas já se desdobraram, artigos publicados, apresentação em eventos, participação em editais” citou a professora.

A coordenadora do PGEE, Marisa Borges, salienta o pioneirismo, os avanços dos estudos e as contribuições feitas em aspecto regional. “Enfrentamos muitos desafios, obtivemos conquistas, implantamos o doutorado em 2020, já formamos a primeira turma, estamos contribuindo para o desenvolvimento e avanço da pesquisa no nosso estado. É o único programa de pós-graduação acadêmico no Maranhão e nós estamos também com o único doutorado no estado”.

Marisa também reflete sobre o futuro do programa na ampliação de alcance. “Ainda temos muito que caminhar, mas continuamos empenhados e progredindo cada vez mais, ampliando o número de vagas para o doutorado e mantendo o nosso uso de mestrado” finalizou a docente.

O PPGE é responsável pela formação de pesquisadores e tem diálogo direto com a educação básica, objetivando um fortalecimento eficiente nas políticas públicas. A formação de mestres, doutores e pesquisadores que atuem em todas as esferas de ensino, seja federal, municipal e estadual, é um indicativo de integração social completa realizada pela iniciativa.

Para Francilene, que tem a vida profissional e acadêmica diretamente ligada ao programa, “é sempre um orgulho muito grande eu colocar no meu currículo ter feito parte desse programa. Inclusive eu já adianto que eu vou me submeter no próximo edital à docência do programa”.

A UFMA celebra o Programa de Pós-Graduação em Educação, um marco essencial na história da instituição. Ressaltada a democratização de um desenvolvimento de excelência, que constrói com afinco um novo capítulo de uma educação de qualidade no estado.

Por: Elcyane Ayres e Ingrid Trindade

Fotos: Agaminon Sales, Ingrid Trindade e Elcyane Ayres

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: