Notícias
Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça promove 6º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional da UFMA
Evento foi realizado entre os dias 01 e 03 de dezembro, no auditório do PPGDIR
O Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, entre os dias 1º e 3 de dezembro, o 6º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional. O evento, que se tornou um marco no calendário jurídico-acadêmico maranhense, reuniu um grande número de participantes e promoveu debates relevantes para a área. A qualidade dos Grupos de Trabalho (GTs) realizados na manhã do dia 3 de dezembro consolidou a imagem do Congresso como um fórum relevante para a ciência jurídica.
O Congresso alcançou uma notável mobilização, atraindo a comunidade acadêmica em sua totalidade. Professores, pesquisadores, discentes de pós-graduação e graduação, e operadores do Direito compareceram em massa, superando as expectativas de público. A presença foi expressiva, não apenas da comunidade local maranhense, mas também de estudiosos de diversas regiões do Brasil, o que garantiu a pluralidade de perspectivas nos debates. Além disso, o evento contou com a contribuição de participantes internacionais, especialmente de países com os quais o PPGDIR-UFMA mantém intercâmbio, o que conferiu uma dimensão global e enriqueceu sobremaneira a troca de saberes sobre temas cruciais como inovação e equidade no Direito. A qualidade científica elevada, especialmente nas apresentações dos GTs, que abordaram desde as bases do Direito Constitucional até temas de fronteira como Inteligência Artificial no Sistema de Justiça, atestou o prestígio e a importância ímpar do evento.

O congresso reuniu professores, pesquisadores, discentes de pós-graduação e graduação e profissionais da área do direito.
De acordo com o coordenador do PPGDIR, professor Paulo Ramos, o congresso fortaleceu parcerias e consolidou a pesquisa jurídica na UFMA. "O êxito do Congresso ressaltou a vitalidade da pesquisa jurídica na UFMA e sua capacidade de sediar um fórum de diálogo de relevância ímpar. A expressiva participação e a robustez dos trabalhos apresentados garantem que o conhecimento gerado contribui ativamente para o avanço da ciência do Direito e para o debate de soluções concretas para o Sistema de Justiça nacional. O 6º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional encerrou-se, portanto, com a sensação de dever cumprido, deixando um legado positivo de produções científicas, bem como fortalecendo as redes de pesquisa e cooperação entre as instituições, elevando o patamar dos estudos constitucionais no estado".
Por: PPGDIR
Fotos: PPGDIR
Revisão: Jáder Cavalcante