Notícias

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia segue com inscrições abertas para estágio de pós-doutorado até o dia 17 de junho

publicado: 10/06/2022 16h11, última modificação: 13/06/2022 09h27

Seguindo os parâmetros estabelecidos pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) na Instrução Normativa Nº 03/2022, a Coordenação Estadual do Maranhão (COE-MA) do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (PPGBionorte), por meio da Chamada Interna Nº 02/2022, está com inscrições abertas até o dia 17 de junho para seleção de candidatos para estágio de pós-doutorado.

Para participar, os interessados devem encaminhar seus trabalhos para o e-mail bionorte@ufma.br, de acordo com uma das linhas de pesquisa definidas, que são “Variabilidade espacial da microbiota dos solos do Maranhão”, “Estoque de carbono do solo no Maranhão e clusters de biodiversidade” e “Variabilidade espacial da fauna invertebrada do solo”. Os documentos necessários, as normas de submissão e os critérios de elegibilidade podem ser conferidos no edital.

Por meio do convênio da UFMA com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), serão ofertadas duas vagas de bolsa de estágio de pós-doutorado: uma para brasileiros, com valor mensal de R$ 5.125; e outra para estrangeiros, com o valor de R$ 7.750. O período de duração é de um ano, prazo que pode ser estendido mediante os critérios do COE-MA.

O PPGBionorte é vinculado à Rede Bionorte, organização que reúne as instituições situadas na Amazônia Legal, que tem o objetivo de promover projetos de pesquisas que contribuam para o desenvolvimento dessa região. A entidade reúne duas áreas de concentração e três linhas de pesquisa: a área “Biodiversidade e Conservação” tem as linhas “Conhecimento da biodiversidade” e “Conservação e uso sustentável da biodiversidade”, enquanto que a área “Biotecnologia” tem a linha “Bioprospecção e desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos”.

De acordo com o edital, o resultado final será divulgado em 29 de junho. Para mais informações, basta entrar em contato por e-mail, em bionorte@ufma.br ou pelo telefone (98) 98328-1331.

Saiba mais

Instituída inicialmente pela Lei Nº 1.806/53, a Amazônia Legal foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de agregar informações estatísticas e geocientíficas, a fim de reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o desenvolvimento sustentável.

Na última atualização feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região corresponde a 58,9% do território brasileiro e engloba os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Por: João Meireles

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: