Notícias

Programa de Modernização: novos aparelhos de ar-condicionado são entregues ao Centro de Ciências Humanas

publicado: 16/10/2025 12h20, última modificação: 16/10/2025 12h26
Além dos aparelhos, o projeto de modernização incluiu renovação de computadores, pintura, reformas estruturais e administrativas
Programa de Modernização: novos aparelhos de ar-condicionado são entregues ao Centro de Ciências Humanas

Como parte dos investimentos do Programa de Modernização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foram entregues, nessa quarta-feira, 15, novos aparelhos de ar-condicionado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), no Câmpus de São Luís. Os equipamentos serão instalados na coordenação do curso de Artes Visuais, visando oferecer  mais conforto aos servidores. 

O diretor de Qualidade dos Cursos de Graduação (Qualigrad), professor Jaiver Figueroa, acompanhou a entrega dos aparelhos e comentou as ações do programa, que já renovou ao todo mais de 50 ares-condicionados do centro. “Estamos realizando essa visita ao CCH como parte das ações do programa de modernização, visando atender alguns pedidos, vistoriar as reformas e sanar dúvidas a respeito da implementação dos ares-condicionados. São ações importantes para a melhoria e o funcionamento das coordenações”, pontuou.

Segundo a coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais, professora Regiane Caire, as reformas dos espaços e a instalação dos aparelhos eram necessárias. "Um dos aparelhos já não funcionava há algum tempo, já estava bem defasado. O outro já tinha 16 anos, então já esgotou o tempo dele. Para nossa grande alegria, recebemos esses dois aparelhos e agradecemos pelo CCH estar recebendo essa visibilidade. Sabemos que a demanda é muito grande, mas vamos fazer com que a gente consiga melhorar o curso e a Universidade", disse a coordenadora. 

O diretor do CCH, professor Luciano Façanha, destacou a relevância dos investimentos realizados pelo programa, prezando não apenas pela qualidade da estrutura, mas também do ensino. “Essas obras foram necessárias exatamente para as novas coordenações de curso funcionarem de acordo com uma estrutura possível para que os cursos consigam funcionar bem”, disse o diretor.

Além dos aparelhos de ar-condicionado, as coordenações já receberam novos computadores e melhorias estruturais nos demais espaços do centro. O superintendente de infraestrutura, Guilherme Abreu, também ressaltou a importância da valorização dos ambientes. “Essa ação faz parte do compromisso do nosso reitor com a modernização da UFMA e a valorização dos espaços acadêmicos. Além das entregas, estamos visitando todas as coordenações que passaram por reformas e ampliações, garantindo que estejam preparadas para atender, cada vez melhor, a nossa comunidade universitária”, afirma.

Novidades para o curso de Artes Visuais

Ainda na ocasião, o diretor do Qualigrad, Jaiver Figueroa, anunciou que, em breve, o quadro de docentes será atualizado, garantindo uma formação sólida aos estudantes de Artes Visuais.  “Garantimos a manutenção das vagas de dois professores aposentados, o que preserva a oferta de disciplinas e a capacidade de pesquisa, mantendo a excelência acadêmica do curso”, finalizou. 

As reformas implementadas pelo Programa de Modernização seguem em andamento, tanto no câmpus da capital São Luís quanto nos oito centros distribuídos pela área continental do estado.  Assim, a Universidade Federal do Maranhão investe em ambientes acadêmicos mais estruturados, inclusivos e mais bem-preparados para o desenvolvimento da ciência no estado. 

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: