publicado: 26/03/2023 17h21, última modificação: 27/03/2023 09h52
Programa de mestrado em Educação do Centro de Ciências de Imperatriz lança livro com artigos produzidos pelos estudantes.jpg

O Programa de Pós-Graduação em Formação Pedagógica em Práticas Educativas (PPGFOPRED) lançou, na quarta-feira, 22, no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), Unidade Centro, dois volumes do livro “Estado da Arte do PPGFOPRED”, que foram editados pela EDUFMA e custeados pelos próprios autores.

O livro, organizado pelos professores Betania Oliveira, Witemberg Zaparolli e Antonio Sousa, é uma coletânea de artigos produzidos por alunos e professores do mestrado, todos escritos com base na metodologia do estado da arte. Na apresentação dos livros, o professor Witemberg Zaparolli escreveu que “nesta obra se juntam os esforços de diversos pesquisadores e pesquisadoras que resultam do encontro com os objetos de pesquisa investigados por outros autores e autoras. A dinâmica da publicação inclui temáticas e discussões desenvolvidas nos inúmeros programas de pós-graduação ao longo de todo o país. Chamamos atenção para as produções resultados das investigações, advindas do compromisso com o conhecimento e a ciência”.

Ao todo, são 14 artigos no volume 1 e 16 no volume 2, resultando em 30 artigos. Cada volume traz os artigos de uma linha de pesquisa do programa.

Programa de mestrado em Educação do Centro de Ciências de Imperatriz lança livro com artigos produzidos pelos estudantes (3).jpg

Para o vice-reitor Marcos Fábio, docente do programa e do Centro de Ciências de Imperatriz e revisor dos livros, é difícil elaborar uma obra coletiva visto que passa por muitas avaliações e revisões. “São muitas pessoas envolvidas para aprovar os trabalhos realizados até a finalização da obra. Tenho certeza de que as pessoas que tiverem acesso ao livro vão ter um material de qualidade, os alunos que já passaram por essa disciplina, que já fizeram os outros dois livros podem ter acesso aos artigos produzidos. Os colegas autores terão uma felicidade muito grande de ver o seu trabalho publicado no livro, e isso é muito importante, não só para o programa, mas também para a satisfação pessoal”, afirmou o professor.

O diretor do CCIm Leonardo Hunaldo, ressaltou que esse é um momento especial, por estar celebrando o lançamento escrito pelos alunos do PPGFOPRED. “Quem trabalha na área da educação sabe os desafios enfrentados no dia a dia, e, aqui no câmpus Imperatriz, temos buscado fortalecer os cursos. Embora tenhamos algumas dificuldades, principalmente orçamentária, conseguimos avançar em muitas áreas, e uma delas foi disponibilizar uma sala para o PPGFOPRED”, disse.

A professora Betânia, uma das organizadoras da obra, lembrou como o PPGFOPRED cresceu ao longo dos tempos, por ser o primeiro mestrado em educação na Região Tocantina. O programa, segundo ela, conquistou um convênio com a Secretaria Municipal de Alto Alegre do Pindaré, município localizado a 391 quilômetros de Imperatriz, o equivalente a seis horas de viagem, em veículo de passeio. “É o primeiro convênio em educação na região, o que nos compromete ainda mais ter uma formação criteriosa e de qualidade. Nesse sentido, nosso maior objetivo é que o PPGFOPRED eleve cada vez mais seu nível de aprendizagem e profissionalismo dos nossos mestrandos e mestrandas, mestres e mestras, bem como dos professores dedicados e professoras dedicadas, como sujeitos e sujeitas em que busca de tornar a educação como um ato de amor, o que se torna um ato de coragem”, enfatizou.

Este já é o terceiro volume do livro. O primeiro foi realizado pela turma 1 e o segundo, pela turma 2 do mestrado. Cada turma fica responsável por produzir uma publicação.

Lançamento do livro Estado da Arte, do PPGFOPRED, de Imperatriz - 22-03-2022

Por: Sansão Hortegal