Programa da Nasa é desenvolvido na UFMA, por meio de parceria entre a AGEUFMA e a Agência Espacial Brasileira

publicado: 24/01/2023 13h53, última modificação: 25/01/2023 11h34

A manhã de segunda-feira, 23, foi marcada pela cerimônia de lançamento do Programa Globe, uma iniciativa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento, que foi iniciado às 11h, contou  com transmissão para o canal do Youtube da AGEUFMA.

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica o programa, que visa incentivar projetos pedagógicos por meio da pesquisa científica, o evento foi organizado pela Diretoria de Gestão e Serviços Tecnológicos (DIST) da AGEUFMA e contou com a presença de autoridades relacionadas ao projeto, como o magnífico reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho; o Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho; e o Presidente da  Agência Espacial Brasileira , Carlos Augusto Teixeira de Moura.

Mesa de abertura

Além disso, também estiveram presentes na mesa de abertura da solenidade representantes da AEB e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão (FAPEMA), além do Coordenador do Projeto Globe, Prof. Dr. Hilton Costa Louzeiro, que ressaltou o impacto do projeto sobre a disseminação da cultura científica no estado: “Precisamos formar cientistas, dar destaque para a construção do pensamento científico, e o projeto tem esse caráter e importância com destaque nacional e internacional, então  fazer esse fomento, essa interação dos cientistas com os cidadãos é muito relevante, tornando os acadêmicos protagonistas desse processo”, comentou o professor.

É possível elencar, entre os destaques do encontro, as falas dos presentes em relação à importância do programa e seu impacto social. Sobre a iniciativa, o magnífico reitor destaca: “O que estamos percebendo é que este programa pretende difundir metodologias, trabalhar em rede, inserindo todos os nossos planos e a divulgação dos dados. Isso vai estimular cada vez mais a cultura científica na nossa instituição”, disse o prof. Dr. Natalino Salgado Filho.

O Pró-Reitor da AGEUFMA, Prof. Dr. Fernando Carvalho também destacou a relevância do projeto para a integração entre os diversos setores da Universidade: “Voltamos a ser uma vitrine ambiental para o mundo, e esse projeto vai ao encontro disso, pois visa trabalhar a popularização da ciência, traz a vantagem da integração entre os câmpus do interior com a capital. São esses tipos de projetos, que integram vários câmpus, que precisam ser ampliados”, ressaltou o Pró-Reitor.

Por fim, o Presidente da  Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Teixeira de Moura, demonstrou satisfação pela parceria com a UFMA e  interesse em ampliar projetos desse caráter: “É um momento significativo, pois engloba diversos projetos já realizados, mas que agora é canalizado para o Maranhão e que  não se restringe somente à capital, vamos englobar também a Baixada. Esse programa é muito amplo e pode ser um polo de atração e desenvolvimento para todos os setores”, destacou o presidente da AEB.

Veja as fotos da solenidade:

Lançamento do projeto “Globe e Steam Permanente" - 23-01-2023

Por: Ageufma