Notícias
Dia Nacional dos Profissionais da Educação
Profissionais de educação tornam a UFMA protagonista no Estado do Maranhão
Segundo o Ministério da Educação (MEC), profissionais da educação são aqueles que estão envolvidos com a educação de algum modo, são professores, diretores, gestores, zeladores, até os porteiros e merendeiras. Em reconhecimento àqueles que se dedicam à formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em todo o país, hoje, 6, celebra-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.
Com a atividade fim de formar pessoas nas mais variadas áreas de conhecimento, nos cursos de graduação e pós-graduação, e no ensino básico, com o Colégio Universitário (Colun), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) possui 3.669 profissionais diretamente engajados em um trabalho socialmente importante: o de educar formalmente e para a vida.
Os câmpus da UFMA espalhados pelo Maranhão guardam histórias transformadoras e impactantes de profissionais que fazem a diferença mesmo diante dos desafios inerentes à educação brasileira. Uma dessas histórias é da professora Daniely Gaspar, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, no Centro de Ciências de Grajaú, que coordena projetos de extensão com grandes impactos no município. Os projetos Astronomia no Sertão e Voando Alto têm popularizado a ciência, levando conhecimento para comunidades indígenas.
Para além da sua área de formação, Daniely idealizou o projeto de extensão “Manejo Populacional de cães e gatos como promoção da saúde humana e animal”, que nasceu para solucionar a problemática da superpopulação de animais no Câmpus de Grajaú. “Graças a esse projeto, que trabalha educação e campanhas de castração, o Câmpus de Grajaú tem controle de animais”, observa Daniely, que celebra a difusão de informações por meio do projeto, que é conhecido na cidade e nos povoados.
“Muito feliz e grata, o projeto tem levado muita informação, mudado a mentalidade das pessoas e, o mais importante, dando à causa animal um olhar não apenas emocional mas científico.”
Em São Luís, o professor de História do Colun Inácio Araújo tem inspirado seus alunos a alçarem voos para além dos muros da escola, seja incentivando-os a participarem de eventos nacionais, como a Olimpíada Nacional de História do Brasil, seja estimulando o conhecimento de história por meio da literatura. Com uma história de 17 anos no Colun, os primeiros contatos com a educação e o poder de contribuir para transformação da vida de outras pessoas iniciaram-se ainda na graduação de História com o projeto “Vestibular da Cidadania”, um curso preparatório para o vestibular beneficente para jovens da área do Itaqui Bacanga.
“É muito gratificante acompanhar e participar da trajetória de construção de uma ou de muitas pessoas. Para nós, do Colun, é uma experiência até mais intensa porque nós acompanhamos os estudantes desde os dez até os dezessete anos. Eles mudam interna e externamente de maneira radical e é como se acabassem se tornando um pouco como nossos filhos também. Então temos muito carinho por eles e vice-versa”, declara o professor.
Os mais de três mil servidores, entre técnicos e docentes, têm tornado a Universidade Federal do Maranhão em uma referência nacional. Segundo o pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, a UFMA tem um papel fundamental para mudar o cenário educacional e os indicadores educacionais do Maranhão. Com um leque amplo de formação, desde o ensino fundamental 2 até a pós-graduação.
“Eu acredito que a Universidade tem cumprido o seu papel de uma maneira bastante consistente para poder modificar, para melhorar esse cenário educacional do Estado do Maranhão por meio da formação de recursos humanos, mas também não se esquecendo da pesquisa, da extensão, da inovação, da internacionalização”, pontuou Romildo Sampaio.
Além disso, a Universidade tem se preocupado com a interiorização, por meio dos Centros de Ciência, dos polos de educação a distância e também dos municípios impactados pelos programas especiais, como o Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), que possui mais de 3 mil alunos matriculados em 7 cursos de licenciatura.
Fernando Carvalho, reitor da Universidade Federal do Maranhão, destaca a importância profissionais da educação da UFMA para uma educação de qualidade. “Nós gostaríamos de parabenizar e reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os nossos profissionais que fazem a UFMA. Sem o trabalho dos docentes, técnicos e terceirizados, a Universidade não estaria em destaque como uma das melhores instituições de ensino do Nordeste e do país”, ressalta o reitor.
Por: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante