Notícias

Professores organizam livro sobre redes e mídias sociais digitais na aprendizagem

publicado: 28/04/2021 18h00, última modificação: 28/04/2021 19h19
REDES E MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM.png

Os professores e pesquisadores das Tecnologias Digitais na Educação Jean Carlos da Silva Monteiro, João Batista Bottentuit Junior e Sannya Fernanda Nunes Rodrigues estão organizando o livro “Redes e mídias sociais digitais na aprendizagem”. A obra será lançada em agosto pela coleção Tecnologias, Culturas e Linguagens da editora Mentes Abertas-SP.

Para Jean Monteiro, um dos organizadores e egresso do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult-UFMA), o objetivo do livro é reunir estudos que discutem as contribuições das redes e mídias sociais digitais no processo de construção da aprendizagem do século XXI. “Há quem questione a eficácia dessas redes como ferramenta educacional. Nós, por outro lado, buscamos congregar, nessa obra, pesquisas sobre a efetividade pedagógica desses recursos”, enfatizou.

Baseados no questionamento “Quais as contribuições (eficácia) das redes e mídias sociais digitais no processo de aprendizagem?”, os professores convidam os entusiastas, graduandos, graduados, especialistas, mestres e doutores das diferentes áreas do conhecimento para submeter textos que versem sobre a temática proposta.

“Com esse livro, queremos apresentar aos professores as possibilidades pedagógicas do uso desses recursos em diferentes contextos, assim como evidenciar que memes, lives, stories e outras narrativas da internet podem ser úteis na educação formal”, destacou João Batista Bottentuit Junior, professor do departamento de Educação e do PGCult, ao falar sobre a importância de integrar redes e mídias sociais em processos formativos que objetivam uma aprendizagem mais significativa.

Os artigos que vão compor os capítulos do livro serão recebidos até 31 de maio, pelo e-mail tecnologias@mentesabertas.com.br. Os textos devem abordar a integração estratégica das redes e mídias sociais Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Telegram, TikTok, WhatsApp, Skoob, Spotify, Blog, Pinterest, entre outras, no processo de ensino e aprendizagem.

As normas de submissão, o investimento e mais informações sobre a obra estão disponíveis no site da editora Mentes Abertas.

Sobre os organizadores

Jean Carlos da Silva Monteiro - Jornalista, Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia e Mestre em Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Egresso da Universidade Federal do Maranhão.

João Batista Bottentuit Junior - Pedagogo, Mestre em Educação Multimídia e Doutor em Ciências da Educação (Tecnologia Educativa). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação. Professor da Universidade Federal do Maranhão.

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues - Pedagoga, Mestra e Doutora em Multimídia em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade. Professora da Universidade Estadual do Maranhão.

Por: Jean Monteiro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: