Notícias

Professores e discentes do PGCULT da UFMA participam do II Encontro das Parteiras Tentehar

publicado: 09/11/2023 16h49, última modificação: 09/11/2023 22h02
Professores e discentes do PGCULT da UFMA participam do II Encontro das Parteiras Tentehar

Nos dias 19 a 23 de outubro, ocorreu o II Encontro das Parteiras Tentehar, na Aldeia Lagoa Quieta, na Terra Indígena Arariboia, realizado pela Associação Comunitária Nayrui taw e Lagoa Quieta, com a participação de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da UFMA.. O encontro, idealizado pela parteira Maria Santana Guajajara, teve a presença de parteiras e mulheres de diversos povos e territórios indígenas como os Gavião Pykopjê, Canela Apaniekra, Krikati e Tentehar/Guajajara. 

O encontro contou com a presença de vários povos indígenas do Maranhão e a participação da parteira Maria Helena, também quebradeira de coco-babaçu, e teve o intuito de reunir parteiras indígenas que possam trocar conhecimento para as novas gerações buscando a valorização do saber de como trazer a vida um bebê, além da troca de conhecimento de períodos pós-gravidez, como o puerpério.

Para Ana Caroline Amorim, professora do PGCult, o encontro busca reunir comunidade indígenas e gerações mais novas que possam participar da tradição ancestral em torno das parteiras em comunidades indígenas, além de valorizar o conhecimento discutido dentro do encontro e a importância das parteiras no Sistema Único de Saúde (SUS) e na equipe multidisciplinar que atende à população indígena nos territórios por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena, em que o coordenador do distrito, Lúcio Guajajara, estava presente no encontro.

Thayane Reis, mestranda do PGCult, conta a experiência e destaca como enriquecedora, pois teve a oportunidade de aprender e interagir com as lideranças do povo Guajajara, grandes especialistas em sua cultura e modo de vida. “Busquei autorização dessas lideranças com muito respeito, reconhecendo a importância da sensibilidade e da consideração ao abordar culturas distintas. A calorosa acolhida que recebi na comunidade foi fundamental para estabelecer conexões significativas. Essas experiências enriquecem meu conhecimento e promovem uma valiosa troca de experiências. A interação entre diferentes áreas fomenta o desenvolvimento de propostas educativas interdisciplinares, que, por sua vez, enriquecem meu desenvolvimento como pesquisadora, ampliando o leque de possibilidades" destaca. 

Thayne, comenta ainda o papel da instituição para sua participação no evento. “Minha participação neste evento foi possível graças ao financiamento do Procad Amazônia, uma extensão do meu projeto de pesquisa no mestrado, que se concentra nas "Artes Indígenas Tenetehara". Esse projeto foi desenvolvido a pedido da minha orientadora, a renomada professora doutora Larissa Lacerda Menendez. Quero expressar minha sincera gratidão ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), que desempenhou um papel fundamental ao proporcionar suporte e oportunidades” finaliza. 

Saiba mais

No ano passado, o programa já havia participado do primeiro encontro, com financiamento do PROCAD, programa o qual o PGCult faz parte em um projeto de cooperação interinstitucional entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e, a partir desse encontro, foram originadas onze publicações, compiladas em um e-book organizado pela professora Ana Caroline Amorim Oliveira, publicado recentemente. De acordo com a professora, o livro é dedicado aos povos originários e comunidades tradicionais e se configura como uma singela contribuição às lutas e resistências deles. 

Por: Karina Soares

Fotos: Divulgação/Arquivo 

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: