Professora Claudia Maria da Costa Gonçalves é aprovada em defesa de memorial e ascende à categoria de professora titular

publicado: 21/12/2021 14h45, última modificação: 21/12/2021 21h04

No dia 16 de dezembro foi realizado, de forma on-line, a defesa do memorial descritivo da professora do curso de Direito Claudia Maria da Costa Gonçalves, que ascendeu à categoria de professora titular da Universidade Federal do Maranhão. A cerimônia também contou com a presença do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, e da professora Lindalva Martins Maia Maciel, diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSO), além de professores, servidores, amigos e familiares da professora.

Claudia nasceu em São Luís, no Maranhão e, aos 17 anos, entrou para a universidade, começando uma caminhada de sucesso e realizações no âmbito acadêmico. Em 1987, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Em seguida no ano de 1991, obteve a segunda graduação em História, novamente pela UFMA. Decidiu continuar se dedicando aos estudos e, em 1996, finalizou o mestrado em Políticas Públicas, seguindo para o doutorado em Políticas Públicas, no qual se formou em 2005, ambos pela UFMA.

Obteve o doutorado em Direito pela Universidade Nacional (Federal) de Lomas de Zamora, da Argentina, em 2015, e o pós-doutorado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Durante sua trajetória, Claudia já produziu vários livros e artigos, publicados tanto no Brasil quanto em Portugal.

A professora se considera uma eterna estudante e falou sobre a satisfação em lecionar, apesar das dificuldades: “Sou estudante e, por ser estudante, também sou professora. É o caminho que eu escolhi. A satisfação que o nosso trabalho proporciona é sinal de que soubemos escolher. E, apesar de todas as dificuldades, o ofício de ser professora me dá imensa satisfação, apesar das dificuldades cotidianas que enfrentamos”.

O vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio, que representou o reitor Natalino Salgado na solenidade, comentou o momento. “É sempre uma alegria quando a gente tem um colega que alcança um degrau a mais. Neste dia, a professora doutora Cláudia alcança um degrau a mais, que coroa toda uma trajetória de dedicação a academia, as aulas, a pesquisa e que é uma trajetória que todos nós aplaudimos e também almejamos. Então, ver como uma professora tem a sua dedicação coroada como professora titular na defesa do seu memorial, para nós, também é um exemplo de coroamento de uma trajetória”, elogiou.

No decorrer da defesa, Claudia foi avaliada pela comissão especial, formada pelos professores Clêmerson Merlin, da Universidade Federal do Paraná; pela professora Simone de Jesus Guimarães, da Universidade Federal do Piauí; e pela professora Ana Cristina Gouveia, da Universidade Federal de Pernambuco, que a aprovaram com unanimidade e nota máxima.

Muito emocionada, a professora agradeceu sua aprovação: “Obrigada a todos aos que estão aqui presentes. Eu estou muito emocionada. Dedico este meu memorando à minha família, à memória dos meus pais e à memória da professora Maria de Fatima da Costa Gonçalves. Agradeço a todas as salas de aula em que estive como professora e como aluna. Construir um sonho, e pela ciência, é uma das formas de eu viver a minha vida e as minhas amizades”, encerrou Claudia.

Assista à defesa completa:

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa