Notícias
Professores do Centro de Ciências de Balsas marcam presença na 18ª edição da maior feira de agronegócios do Maranhão, a Agrobalsas
Após dois anos sem ser realizada por causa das medidas para enfrentamento da pandemia de covid-19, foi realizada, entre os dias 16 e 20 deste mês, a 18ª edição da maior feira de agronegócios do Maranhão, a Agrobalsas, com o tema “Conectividade Cerrado: O Grande Celeiro”. O evento teve por objetivo divulgar o agronegócio e as tecnologias aplicadas ao setor. A feira foi realizada na Fazenda Sol Nascente, localizada em Balsas.
A proposta dessa edição foi trazer uma reflexão sobre a importância da valorização de uma das regiões que mais contribuem para produção de alimentos, o cerrado, sobre a necessidade de inovações para que os plantios sejam menos agressivos ao meio-ambiente. Em apoio à Agrobalsas 2022, o Centro de Ciências de Balsas da UFMA promoveu, nos dias 17 e 18, as palestras “Estudo do conceito Net Zero Energy para implantação de fontes de energia renovável aplicável em uma granja de suínos em Balsas-MA” e “A importância de produtos do cerrado para a produção de energia solar fotovoltaica”.
A primeira palestra foi ministrada pela mestranda em Engenharia Elétrica e egressa do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências de Balsas, Luciana Barbosa. Já a segunda palestra foi ministrada pela docente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) Regina Maria Oliveira, com a mediação da professora do curso de Engenharia Ambiental Débora Batista, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Balsas, Adriano Tito.
Para a coordenadora do Centro de Ciências de Balsas, Gisélia Brito, a participação da UFMA na Agrobalsas 2022 mostra o seu papel como promotora de ciência e tecnologia. “O maior evento de agronegócio no Maranhão apresentou este ano desenvolvimento e inovação tecnológica para a nossa região, e a UFMA, em apoio, mostrou também o seu trabalho na promoção da ciência e da tecnologia, com palestras ministradas por nossas excelentes professoras, que abordaram temas muito importantes pautados no ensino, na pesquisa, extensão e inovação”, pontuou.
Por: Kelle Dias
Produção: Bruna Castro
Imagens: fapcen.org.br/agrobalsas
Revisão: Jáder Cavalcante