Professores do Câmpus de Pinheiro participam de treinamento interinstitucional na Universidade de São Paulo

publicado: 18/04/2022 12h37, última modificação: 19/04/2022 06h48

A parceria da UFMA com a Stanford University gerou a oportunidade dos docentes do Câmpus de Pinheiro participarem de um treinamento pedagógico. O projeto, que mantém parceria com outras universidades brasileiras, foca na capacitação de professores para o ensino de ciências e matemática. A última fase das atividades é realizada na sede da Universidade de São Paulo.

O Programa de Especialização Docente (PED) Brasil é uma iniciativa da Stanford Graduate School of Education, com parceria e desenvolvimento do Instituto Canoa. O curso ofertado aos profissionais concede o título de pós-graduação lato sensu e é gerenciado por universidades públicas em parceria com as secretarias de educação de estados e municípios de várias regiões do país.

Na comitiva que representa a UFMA, estão presentes um docente de cada licenciatura dos cursos do Câmpus de Pinheiro e um professor da rede pública estadual de ensino, sendo este também ex-professor substituto do curso de Ciências Naturais. Das universidades dos dez estados que são parceiros do PED Brasil, a UFMA é a única do Maranhão. A capacitação também é proporcionada para otimizar a conexão entre a teoria e a prática dos docentes, promover a excelência e a equidade nas instituições de ensino e propiciar parcerias entre elas e escolas de educação básica.

O professor Roberto Ramos, um dos servidores selecionados para o projeto, explicou a importância do treinamento e prevê planos futuros para o Câmpus. “Nosso objetivo é levar um curso desse modelo para o nosso câmpus e qualificar os nossos professores, também inserindo a UFMA na rota das capacitações para as licenciaturas, sem esquecer o padrão de qualidade que já aplicamos nas nossas produções”, afirmou.

O quadro de mediadores é composto por professores, pesquisadores e autoridades de vários lugares do país, com duração média do curso de dois anos, com as mais recentes práticas para o ensino de ciências naturais e matemática. O projeto é liderado pela professora emérita da Stanford Rachel Lotan, que definiu o ritmo curricular de dez módulos.

Com o treinamento, os professores podem aplicar metodologias ativas de ensino não apenas à graduação na UFMA, promover parcerias com as instituições de ensino básico, aplicar métodos em pesquisas com os discentes de graduação, aprimorar os indicadores educacionais, propiciar parcerias e receber as equipes do PED Brasil na instituição.

Por: Carlos Alcântara

Produção: Marcos Paulo Albuquerque