Notícias

Professoras da UFMA organizam campanha para arrecadação de itens de higiene para mulheres em vulnerabilidade econômica

publicado: 31/05/2021 12h10, última modificação: 31/05/2021 18h09

As professoras Marilda da Conceição Martins, do curso de Pedagogia; e Mayara Ingrid Sousa Lima, do curso Ciências Biológicas, ambas do Câmpus São Luís, são organizadoras da campanha “S.O.S. Mulheres na Pandemia”. O projeto tem por objetivo arrecadar doações de absorventes, fraldas e produtos de higiene pessoal básica para mulheres de baixa renda da capital. A corrente de solidariedade aceita também transferências para a compra de materiais para mulheres em vulnerabilidade socioeconômica.

A professora Marilda explica que a iniciativa busca ajudar pessoas que menstruam a manterem sua autonomia menstrual. “O objetivo é auxiliá-las em seus ritos corporais, socialmente marginalizados, na menstruação e na maternidade. No campo do simbólico, não há pobreza na menstruação, nós somos mulheres, temos um útero e há muita potência fisiológica nisso, entretanto nem todas as mulheres possuem condições de usufruir os mesmos cuidados durante o ciclo menstrual”, conta a docente.

A campanha também foca na arrecadação de roupas, livros, máscaras e álcool antisséptico. Marilda expressa como a democratização de itens de higiene pessoal é importante, especialmente em tempos de pandemia. A iniciativa busca somar com os recorrentes debates sobre os cuidados corporais, no campo do corpo feminino e de tudo que advém dele.

Como contribuir?

O endereço do ponto de arrecadação é: Avenida dos Holandeses, S/N, Condomínio Barramar II, Bloco 5-B, Apartamento 105, Calhau. CEP: 65071-380. São Luís, Maranhão.

Transferências via pix: mayaingrid@yahoo.com.br

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: