Notícias

Professora Raquel Noronha, do Departamento de Desenho e Tecnologia, realiza pesquisa e ministra workshop no México

publicado: 08/03/2022 12h26, última modificação: 09/03/2022 09h17
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6

A professora Raquel Noronha, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA, foi convidada pela docente Mercedes González para ministrar um workshop de oito horas, na segunda-feira, 7, na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), na cidade de Morélia, no estado mexicano de Michoacán. O evento teve como tema “Correspondências entre designers e artesãs: as questões de poder envolvidas em processos participativos de design anthropology”.

Raquel Noronha, que já está em solo mexicano, contou que o convite surgiu do contato anterior com a professora Mercedes Gonzalez, já que ambas são pesquisadoras em questões que vinculam design, artesanato e antropologia. “Nos conhecemos em eventos da área em 2017, e temos mantido contado, troca de informações de pesquisa. O convite foi feito em 2020, mas tivemos que postergar por conta da pandemia”, revelou.

Além do workshop, a docente participará de uma mesa-redonda, com a participação de artesãs dos povoados onde a professora Mercedes desenvolve sua pesquisa, e da Aula Magna do Mestrado em Antropologia da Unam de Morélia, na sexta-feira, 11 de março, de temática “Desconstrução da escrita acadêmica para a participação”. “É um encontro de formas de se fazer e pensar design de países que têm problemas muito semelhantes, o México sempre foi uma referência de estudos na área do artesanato e do design, e estar aqui no México como convidada é muito especial”, declarou.

Ela revelou que, em sua programação pessoal, há visitas às comunidades produtoras, para conhecer de perto como estão as cadeias produtivas e os impactos da pandemia em suas produções. “Com a troca com os pesquisadores e pesquisadoras ontem, já encontramos muitos pontos de sinergia de nossas ações no Maranhão com as daqui de Morélia”, acrescentou.

Saiba mais

A pesquisa abordada na sua viagem também é tema do artigo “Design, artesanato e participação: reflexões sobre a autonomia produtiva de mulheres artesãs no Maranhão”, que é finalista no “Prêmio 15 anos de Políticas Públicas para Mulheres”, da Fapema e da Secretaria de Estado da Mulher (Semu). O artigo concorre com mais cinco artigos no eixo “Autonomia Econômica das Mulheres”.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Laís Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: