Professora e alunos de Enfermagem do Câmpus de Pinheiro realizam ação sobre o Janeiro Branco, que coloca a saúde mental em evidência

publicado: 01/02/2022 13h11, última modificação: 01/02/2022 13h11
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Foi realizada na sexta-feira, 28, na cidade de Pinheiro, a ação Janeiro Branco, evento organizado pela professora de Enfermagem Mayane Cristina Pereira Marques e discentes do 9º período do curso, ocorrido na Fazenda do Amor Misericordioso, uma entidade sem fins lucrativos.

O objetivo do evento foi colocar o tema da saúde mental em evidência, com o intuito de promover a conscientização sobre a prevenção ao adoecimento mental e os impactos negativos causados na sociedade. Consciente dessa verdade, foi necessário entender a importância na ação em prol do janeiro branco, de intervenções adequadas, de políticas públicas, de orientações didáticas e da constante circulação de conhecimentos a respeito das temáticas sobre saúde mental.

Mayane ressaltou sobre a importância de debater o tema para desmistificar opiniões pré-estabelecidas na sociedade: “O tema torna-se relevante pois a saúde mental é mistificada pela sociedade e não tem a real importância levada em consideração. Em janeiro por ser o primeiro mês do ano o cuidado mental deve perpetuar durante todos os meses com a finalidade promoção e prevenção do adoecimento mental”.

A fazenda, local escolhido para realização da ação, atua no cuidado de pessoas que decidem por vontade própria se recuperar do vício em substâncias químicas. É uma comunidade terapêutica que atua há mais de 15 anos na recuperação de jovens com dependência química.

Nesse contexto, a docente comentou a respeito da escolha do local e sobre o trabalho realizado com as pessoas: “O local foi escolhido por promover a reabilitação de dependentes químicos que tiveram a sua saúde mental prejudicada por uso e abuso dessas substâncias e por necessitar de assistência em diversas vertentes. Foram esclarecidas diversas dúvidas sobre a saúde mental, discussão de casos reais, levamos conhecimento sobre o bem estar psicobiológico social, enfrentamento nas adversidades quanto a reabilitação química, troca de experiências dos estagiários e participantes, promovendo conhecimento recíproco” afirmou.

A ação também ofereceu aos internos doação alimentícia, palestra visando a promoção e prevenção sobre a temática, educação em saúde, troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, dentre outras atividades. Para os alunos estagiários que participaram, foi um momento conhecimento recíproco, além de contribuir no processo formativo e na identidade profissional, enquanto futuros enfermeiros.

Os discentes relataram que esperavam encontrar pessoas mais fechadas de difícil diálogo, mas foi o contrário, os participantes foram super solícitos, receptivos e assim a ação ocorreu de forma bem leve. Para a formação acadêmica essa troca de saberes, experiências e vivência de uma realidade em um ambiente extra hospitalar, garante a visão holística do indivíduo e uma assistência singular, enfatizando a saúde mental” encerrou Mayane Cristina.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014, cujo objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidade relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. A campanha é realizada no primeiro mês do ano, pois em termos culturais e simbólicos, as pessoas estão mais propensas e refletirem sobre suas vidas, emoções e relações sociais nessa época.

A campanha promove, entre outras ações, palestras, oficinas, cursos, workshops, rodas de conversa e abordagem de pessoas em vários os lugares, como ruas, praças, igrejas, empresas e residências.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa