Notícias

Professora do Departamento de Farmácia da UFMA assume cadeira na ACFB

publicado: 18/08/2023 09h35, última modificação: 19/08/2023 10h45
Professora do departamento de Farmácia da UFMA assume cadeira na ACFB

No dia 07 de julho, no Instituto Butantan, em São Paulo, a professora Flávia do Amaral, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi empossada como membra titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) ocupando a cadeira de número 64.

Ela é graduada em Farmácia pela UFMA, com especialização em Farmácia Homeopática pelo Instituto Homeopático François Lamasson e Administração Hospitalar pelo Centro Médico Naval do Rio de Janeiro, mestra em Saúde e Ambiente pela UFMA e doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Aprovada aos 17 anos no vestibular, Flávia afirma que a escolha pelo curso de Farmácia originou-se da vontade de parecer-se um pouco com seu pai cuja profissão era farmacêutico e educador, mas, à medida em que caminhava na formação, surgiu a necessidade de mostrar grandiosidade na área que escolheu de forma acadêmica e científica.

Flávia também pontua gratidão pelas influências e inspirações que a levaram a ser escolhida como membra titular da Academia de Ciências Farmacêuticas e a ajudaram a construir sua jornada na área farmacêutica.

As principais atividades de pesquisa da professora são direcionadas para área de “Biotecnologia aplicada à saúde” contemplando a investigação de produtos naturais (vegetais e animais) para desenvolvimento de substâncias biologicamente ativas, especialmente dos recursos já empregados tradicionalmente.

O papel da academia no avanço e desenvolvimento da ciência farmacêutica, segundo Flávia, é produzir conhecimento e levar ciência à sociedade com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, que é marcada por grandes desigualdades especialmente no acesso à educação e aos bens e serviços de saúde.

Por: Karina Soares

Revisão: Jáder Cavalcante 

 

registrado em: