Professora do Departamento de Artes Cênicas lançará a obra “A Rainha da Solidão – Poéticas de uma Performance” nessa sexta-feira, dia 1º de abril

publicado: 29/03/2022 12h54, última modificação: 29/03/2022 17h01

Na próxima sexta, 1º, será realizado o lançamento do livro “A Rainha da Solidão – Poéticas de uma Performance”. A obra aborda reflexões relacionadas à solidão e é um projeto que tem autoria da professora Cássia Pires, do Departamento de Artes Cênicas, em parceria com a Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma). A cerimônia ocorrerá às 19h na Tabacaria Bar Café Faladeli, localizada na Rua do Egito, no Centro de São Luís.

Mestra em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutora em Artes, pela Universidade de Lisboa - Portugal, Cássia também é pesquisadora, atriz, performer e diretora teatral. Nesse trabalho, fruto de sua tese de doutorado, ela busca personificar a solidão de diferentes formas, a fim de reconhecê-la não só como um sentimento, mas como um estado social, no intuito de refletir acerca do ser humano contemporâneo e seus entrelaçamentos na sociedade.

De acordo com a autora, foi criada a performance “A Rainha da Solidão”, por meio da qual procurou desenvolver um trabalho de criação e concepção que resultou em apresentações realizadas no Brasil, na França e em Portugal. A decorrência dessas apresentações é descrita no livro, no sentido de refletir o diálogo criado pela performance nos lugares e nos “não lugares”, mediante seus espectadores, nos três diferentes países nos quais ela se apresentou, evidenciando seu desenho poético pelos diferentes espaços por onde passou.

Para saber mais, basta entrar em contato, via e-mail, pelo endereço eletrônico .

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque