Notícias
Professora do Departamento de Artes Cênicas estrela espetáculo “A vagabunda – Revista de uma mulher só”, entre os dias 21, 22, 28 e 29 de maio
Após a temporada de estreia, em setembro de 2021, o espetáculo “A vagabunda – Revista de uma mulher só” está de volta. Em curta temporada, a peça será exibida no Teatro Xama, no bairro do Araçagy, nos dias 21, 22, 28 e 29 de maio, com início às 19h. Entre cenas, números musicais e pantomimas, o projeto é encabeçado pela professora Gisele Vasconcelos, do Departamento de Artes Cênicas do Câmpus São Luís, e conta com a produção dos grupos Xama Teatro e Poli.Cia. Aos interessados, já está disponível a venda de ingressos, pelo Instagram do Xama Teatro. O valor é R$ 40 para inteira e R$ 20 para meia entrada.
O livro “A Vagabunda”, escrito em 1910 pela autora Gabrielle Colette, serviu de inspiração. Antes de se tornar uma apresentação teatral, a obra foi trabalho de pós-doutorado da professora Gisele Vasconcelos. Relatos contam que, na época, a autora do livro criava suas obras, e seu marido assinava para que fossem publicadas. Em “A Vagabunda”, ela aborda a figura da vedete no music hall e no teatro de revista como uma forma de debater a visibilidade de artistas marginalizados por questões de sexo e gênero.
Na peça, a professora Gisele interpreta Gigi, uma vedete que se torna espelho da resistência feminina diante dos desafios. Assim como no livro, a peça busca trazer reflexões sobre o direito de ser um artista. Mesmo com a realização feita há pouco tempo, o espetáculo coleciona premiações, como o “Prêmio Mulheres de Atitude”, em 2021, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, e no mesmo ano, o “Prêmio de Melhor Atriz”, promovido pelo Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Maranhão (Sated-MA) e dado à professora Gisele.
O Teatro Xama está localizado Rua das Esmeraldas, Quadra 1, Nº 03, bairro Araçagy. Antes ou depois de acompanhar a peça, os fãs de musicais podem conferir a playlist do espetáculo no Spotify, de forma gratuita. Além disso, podem conferir esse e outros trabalhos da companhia de teatro por meio do portfólio e do Instagram, em @xamateatro.
Por: João Meireles
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante