Professora de Serviço Social da UFMA realiza defesa de memorial para promoção à Professora Titular

publicado: 08/05/2024 10h37, última modificação: 16/05/2024 11h38

Na última terça-feira, 30, a docente do Departamento de Serviço Social Maria do Socorro Sousa de Araújo defendeu seu memorial, marcando um momento significativo em sua trajetória acadêmica em busca do reconhecimento como Professor Titular, o grau mais alto da docência universitária. A defesa ocorreu no Auditório Sérgio Ferreti, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Durante a defesa, a professora destacou a gratificação do Magistério Superior, mesmo diante das dificuldades cotidianas. "Tenho dedicado toda a minha vida profissional, desde 1996, ao Magistério Superior na UFMA, abrangendo ensino, pesquisa, extensão e gestão. Recebo com contentamento o grau de Titular, reflexo do esforço individual e coletivo junto aos colegas do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA", afirmou.

A banca examinadora foi composta pela professora Solange Maria Teixeira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI); professora Simone de Jesus Guimarães (UFPI) e professora Marinalva de Sousa Conserva, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que avaliaram o memorial da professora.

Com uma carreira marcada por contribuições notáveis para a UFMA e para a área de Serviço Social, a Maria do Socorro Sousa de Araújo iniciou seu percurso como professora substituta em 1995, deixando sua marca no ensino, pesquisa, extensão e gestão. Atualmente, atua na graduação em Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PGPP), sendo subcoordenadora do Programa.

Ao longo dos anos, ministrou disciplinas relacionadas à pesquisa em Serviço Social e metodologia nas Ciências Sociais, contribuindo diretamente para projetos de monografias, dissertações e teses, além de orientar trabalhos de conclusão de curso em diferentes níveis de formação oferecidos pela UFMA.

A defesa oral pública do memorial de Maria do Socorro Sousa de Araújo representa não apenas um marco em sua carreira pessoal, mas também um momento de celebração para toda a comunidade acadêmica da UFMA, reconhecendo suas significativas contribuições ao ensino e à pesquisa no campo do Serviço Social.

Por: Janayna Sousa

Produção: Sarah Dantas