Professora de Jornalismo do Câmpus Imperatriz desenvolve projeto de comunicação para levar informações de combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo aedes aegypti

publicado: 22/02/2022 12h06, última modificação: 22/02/2022 18h40

A docente Thaisa Cristina Bueno, do curso de Jornalismo do Câmpus de Imperatriz da UFMA, é a coordenadora representante do ArboControl no Maranhão, um projeto nacional idealizado por professores da Universidade de Brasília (UnB) cujo objetivo é mobilizar uma rede de pesquisadores para criar soluções para o controle do Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como febre amarela, dengue, zica e chikungunya, as chamadas arboviroses.

No Maranhão. o ArboControl desenvolveu o Arbozap, um projeto informativo, de 15 episódios, com o objetivo de compartilhar dados, dicas e dúvidas em torno dos riscos, da prevenção e do tratamento das arboviroses. “A comunidade decidiu que o conteúdo via Whatsapp seria a melhor forma devido à fácil adesão da ferramenta e porque as pessoas têm o hábito maior de ouvir áudios do que ler. Foi um projeto pensado por eles, voltado para eles, e que nós só ajudamos a executar”, explicou Thaisa Cristina sobre a rede social escolhida para compartilhamento do conteúdo.

De acordo com a docente, a motivação para a criar o Arbozap é utilizar a comunicação em favor da saúde, combatendo as fake news e levando informações corretas para contribuir diretamente no bem-estar da comunidade, uma vez que as arboviroses são doenças geolocalizadas, que atingem mais facilmente áreas mais pobres e de menores condições sanitárias, mas que podem ser prevenidas e ter número de casos reduzidos com atitudes tomadas com base na informação correta.

Um projeto como este, segundo a professora, ratifica a importância da comunicação e da união com a área da saúde na busca pela melhoria da sociedade: “É esclarecedor, as pessoas passam a conhecer melhor um assunto de maneira séria. Em meio a tantas notícias falsas, este trabalho faz a diferença na vida dessas pessoas”. Além disso, a docente disse ainda que a iniciativa serve para aproximação entre a UFMA e a comunidade.

Para ouvir as informações sobre arboviroses, acesse a plataforma Spotify do projeto:

Saiba mais

O “Arbozap – Um drop de informação e prevenção” é um informativo criado como parte das ações educomunicativas do projeto ArboControl no Maranhão. O objetivo é compartilhar dados, dicas e dúvidas em torno de riscos, prevenção e tratamento de arboviroses, contando com o apoio de líderes comunitários e coordenadores de projetos parceiros.

A produção dos drops foi a segunda etapa do projeto que, em 2021, promoveu oficinas de capacitação nas comunidades que ajudaram a pensar as temáticas e o formato do programa.

Por: Kaio Lima

Produção: Marcos Paulo Albuquerque