Notícias
Professora de Comunicação da UFMA de Imperatriz colabora com a produção de livro sobre a regulação das plataformas digitais
O livro “Desinformação, regulação das plataformas e direitos digitais”, lançado este mês, contou com a colaboração da professora do curso de Comunicação Social - Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), Marta Alencar. O livro tem por objetivo analisar a desinformação nas plataformas sob o olhar do Direito, abordando didaticamente sete temas importantes que estão no debate da regulação das plataformas digitais, além de outros pontos sobre a liberdade de expressão e o discurso de ódio.
Marta Alencar, professora de comunicação da UFMA e colaboradora da obra, afirma que a principal importância de discutir os assuntos abordados é observar quanto as plataformas digitais impactam na produção e circulação de conteúdos na vida de quem utiliza, inclusive com relação ao uso de dados pessoais, além de haver uma falta de transparência sobre o uso dos dados pelas plataformas.
A obra traz uma reflexão de quanto a tecnologia promove desafios que não existiam algumas décadas atrás e cuja compreensão por vezes depende do recurso a conceitos jurídicos já existentes em outros âmbitos.
O processo de produção do material se iniciou no ano passado, para o qual foram convidados diversos pesquisadores e professores, inclusive Marta, que produziu o capítulo “A regulamentação das fake news e o poderio da indústria desinformativa nas plataformas digitais”, um recorte da pesquisa de mestrado e doutorado da professora.
O livro pode ser encontrado aqui.
Por: Karina Soares
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante