Notícias

Professora da UFMA recebe Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo

publicado: 09/12/2025 16h09, última modificação: 09/12/2025 17h27
rofessora da UFMA recebe Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo

Daniely Gaspar recebeu a honraria em reconhecimento aos trabalhos de cunho social desenvolvidos no Estado. Foto: Sarah Dantas

A professora Daniely Gaspar de Sousa, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Câmpus Grajaú da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi homenageada com a Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo, durante sessão solene realizada na última quinta-feira, 4, no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A honraria reconhece personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e para o fortalecimento da justiça social no Maranhão e no Brasil.

A homenagem foi proposta pelo deputado Ricardo Arruda (MDB) e reuniu autoridades, convidados, amigos e familiares. O mérito também foi concedido ao professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Genilson Vieira Martins.

A honraria foi concedida em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos professores em Grajaú e nas comunidades quilombolas. Os projetos Astronomia no Sertão e Patinhas de Grajaú são as duas principais iniciativas promovidas por Daniely e Genilson.

Professores da UFMA e do IFMA são reconhecidos com a medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rêgo. Foto: Sarah Dantas

Patinhas de Grajaú surgiu no Câmpus de Grajaú, com a missão de cuidar dos animais e reduzir o abandono na instituição. O projeto busca controlar a reprodução descontrolada e garantir melhores condições de vida por meio de castrações e adoções responsáveis. Já foram realizadas mais de mil castrações de cães e gatos, promovendo conscientização sobre abandono de animais e saúde pública.

Já o Astronomia no Sertão existe desde 2019 e surgiu enquanto a professora Daniely ministrava a disciplina optativa “Introdução à Astronomia” do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química da UFMA, em que foram realizados experimentos de observação de astros com o telescópio modelo Celestron, disponibilizado pela Universidade. A ação tem por objetivo promover e popularizar a ciência e a tecnologia por meio da astronomia, em particular, com comunidades tradicionais do município de Grajaú. 

Ao destacar a importância da homenagem, o deputado Ricardo Arruda ressaltou o impacto social do trabalho desenvolvido por meio dos projetos, sobretudo, o Astronomia no Sertão. Segundo ele, “isso contribui para que as comunidades passem a se interessar por ciência, faz com que nossos jovens despertem a curiosidade e faz com que a ciência chegue aonde às vezes ela tem dificuldade para chegar, que são justamente os locais mais remotos, as comunidades mais distantes”, destacou.

A professora Daniely agradeceu à Assembleia Legislativa e destacou o significado pessoal e social da medalha. “Eu recebo essa medalha com muito orgulho e muito feliz também por ter meu trabalho reconhecido, um trabalho que não é fácil de ser desenvolvido, mas que a gente tem feito com muita vontade, e que a gente sabe que faz a diferença. A gente sabe o impacto desse trabalho lá na cidade de Grajaú e agora no estado, porque o nosso trabalho já está sendo ampliado. Ele nasceu em Grajaú, mas está vindo para outras cidades, levando educação e encantamento que a ciência provoca e fazendo com que as pessoas vejam a ciência não como algo distante, mas como algo que pode ser transformador da vida delas”, expressou. 

Em seu discurso, a professora Daniely Gaspar celebrou o alcance dos projetos na população de Grajaú e das comunidades quilombolas. Foto: Sarah Dantas

Trajetória acadêmica e contribuição científica

Licenciada em Física pelo IFMA e mestra em Engenharia de Materiais pelo IFMA-UFSCar, Daniely Gaspar atua na formação de futuros educadores no curso de Ciências Naturais da UFMA e lidera iniciativas de popularização científica no interior do estado.

Ela é uma das idealizadoras e coordenadoras do projeto "Astronomia no Sertão", que leva telescópios, oficinas, experimentos e atividades educativas a aldeias indígenas e comunidades rurais. O projeto tem recebido reconhecimento nacional por democratizar o acesso ao conhecimento científico.

Por sua atuação, Daniely já foi vencedora do Prêmio LED - Luz na Educação, pela relevância de sua atuação em territórios historicamente marginalizados e recebeu o Prêmio Cazumbá de Turismo, pelo pioneirismo em ações de astroturismo e etnoturismo em comunidades indígenas.

A professora também idealizou o primeiro projeto de defesa e proteção animal de Grajaú, que promove campanhas de castração, adoção responsável e ações educativas sobre guarda consciente, tornando-se uma referência local.

A solenidade condecorou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação e demonstrou a importância de ações que promovam a democratização do conhecimento científico, o fortalecimento das práticas educativas no interior do estado e a valorização das comunidades tradicionais. 

Por: Giovanna Carvalho

Produção e fotos: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: