Notícias

Professora da UFMA é a primeira do Maranhão a integrar a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A

publicado: 01/10/2024 11h16, última modificação: 01/10/2024 11h53
Professora da UFMA é a primeira maranhense a integrar a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A

Shirley Cristina dos Santos, professora do curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é a mais recente integrante da Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental no Brasil, que conta com docentes e pesquisadores renomados de diversas universidades de todas as regiões do Brasil. Shirley é a primeira docente do Maranhão a participar da Rede.

A Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A tem duas finalidades primordiais: facilitar a comunicação e o intercâmbio entre os pesquisadores dedicados a temas e problemas "híbridos", na interface da pesquisa sociogeográfica com a ecogeográfica, e auxiliar na divulgação, entre um público mais amplo (não geógrafos e cidadãos em geral), de resultados de investigações, estudos e reflexões que podem, por sua relevância, despertar interesse e ter utilidade para muito além da academia.

Para ingressar na Rede, primeiramente, a professora iniciou sua jornada na temática ambiental, com o desenvolvimento de projetos e pesquisas. “No meu caso, trabalho, principalmente, com educação ambiental, percepção ambiental e gestão ambiental, que fazem parte dos trabalhos relacionados à temática ambiental. Estando na área ambiental, o segundo passo foi enviar uma carta de apresentação, que foi analisada por todos os membros. O meu ingresso foi aprovado por unanimidade”, contou Shirley.

Com poucos pesquisadores/professores do Nordeste participando da Rede, a docente do curso de Geografia aponta que participar da Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A amplia as discussões entre o saber científico e o saber popular. “Trazer essa discussão da geografia socioambiental para o Nordeste é relevante, pois acreditamos na inseparabilidade entre investigação científica e interrogação filosófica, assim como no potencial de fertilização recíproca entre saber científico e saber popular, o que temos, e muito, sendo trabalhado no Maranhão”, observa.

Como o trabalho não pode esperar, Shirley já participou da primeira reunião da Rede e está na comissão que vai montar o minicurso “Ecologia Política e Geografia: temas e abordagens para trabalhar a questão ambiental de forma insurgente”.

A professora compartilhou seu sentimento em relação a esse novo desafio: “estou muito feliz com essa conquista, ainda mais neste ano de 2024, em que estamos no andamento do processo de criação do NEGEAM – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e Assuntos Ambientais. Iniciar o Núcleo já integrando com uma Rede Nacional de Pesquisadores fortalece, cada vez mais, o trabalho desenvolvido na Geografia da UFMA”, concluiu Shirley Cristina dos Santos.

Sobre a primeira maranhense a integrar a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A

Shirley Cristina dos Santos é docente adjunta 3 do Curso de Geografia do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão; membra fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e Assuntos Ambientais - NEGEAM; responsável pelas disciplinas de Educação Ambiental, Geografia Física do Brasil, Planejamento e Gestão Ambiental e Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas do Curso de Geografia da UFMA; foi membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais NEPA-UFMA; atuou como assessora no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, do Ministério da Defesa, em Brasília, no período de 2010 a 2020.

Tem experiência nas áreas de geografia ambiental, gestão de políticas públicas na região amazônica, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, metodologia científica, planejamento, gestão e gerenciamento ambiental, gestão de projetos e planejamento estratégico. Orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e extensão, principalmente, nas áreas de geografia ambiental, educação ambiental, planejamento ambiental, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

É capacitada na área de educação ambiental, metodologias ativas, elaboração, gestão e gerenciamento de projetos; gestão de riscos e análise e melhoria de processos.

Por: Ingrid Trindade

Imagem: arquivo pessoal

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: