Notícias
Professor Othon Bastos Filho fala sobre inteligência artificial aplicada à saúde em entrevista na Rádio Universidade FM
O doutor em Informática na Educação, professor associado ao Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Othon Bastos Filho, participou, na Universidade FM, do programa “Rádio Ciência Entrevista”. Ele abordou detalhes sobre o Laboratório de Inovação e Tecnologia Aplicada à Saúde, mais especificamente sobre pesquisa na área da inteligência artificial aplicada à saúde.
No bate-papo, questões como a motivação para a criação do laboratório, os projetos atuais que utilizam IA, a participação dos estudantes, os desafios enfrentados na pesquisa, entre outros aspectos.
O professor apontou que parte importante da pesquisa é buscar compreender como a inteligência artificial pode ser utilizada como forma de auxílio no processo de trabalho. Othon citou outro exemplo do uso de inovações robóticas na medicina: uma ex-aluna que está em São Paulo fazendo residência médica, na área da ginecologia, que realiza cirurgias com o auxílio de um robô.
“Qualquer profissional da saúde [...] deve ficar atento à questão da multiplicidade da informação, porque ela não está mais concentrada só em um profissional. Acho que o profissional vai ter que ter uma visão geral e multifacetada [..] um exemplo real que ocorreu no nosso laboratório, é um aplicativo chamado “Anatomania” [...] pertence a dois ex-alunos, que criaram o aplicativo a partir de uma ‘dor’ que sentiram ao estudar anatomia [.,.] eles recebem uma média de cerca de quase R$ 3.000,00 todo mês da Google, porque o aplicativo teve mais de 100 mil downloads”, disse.
Segundo ele, sobre a mudança nas interconexões entre áreas, por meio das tecnologias, “a informação está fácil, hoje, qualquer tipo de pergunta, qualquer tipo de processo, você consegue estudar na internet, buscando revistas qualificadas, que são eletrônicas, as fontes científicas. Então, hoje, a informação está pronta para você, para você adquirir”.
O programa “Rádio Ciência Entrevista” é exibido às quintas, com início 9h, na 106,9 MHz.
Confira o episódio clicando aqui.
Por: Rádio Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante