Professor Nelson José Camelo é homenageado pelo Departamento de Engenharia Elétrica

publicado: 27/06/2022 14h34, última modificação: 27/06/2022 20h34

Na sexta-feira, 24, os docentes, discentes e técnicos do Departamento de Engenharia Elétrica realizaram uma homenagem ao professor, recentemente aposentado, Nelson José Camelo, em agradecimento aos quase 45 anos de serviços prestados ao curso e à Universidade Federal do Maranhão. O evento ocorreu no Auditório do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), na Cidade Universitária Dom Delgado.

O momento foi conduzido pela ex-aluna de Nelson Camelo e atual chefe de Departamento do curso, professora Silvangela Barcelos, que destacou a importância das contribuições do docente para o curso. “Eu passaria um dia ou mais para falar das contribuições positivas do professor Nelson, ele foi da primeira leva de docentes que vieram para a Engenharia Elétrica, contribuiu massivamente para o desenvolvimento de estudos, tanto que é fundador do Núcleo de Energias Alternativas, foi grande incentivador dos alunos para a carreira acadêmica, como eu e muitos outros aqui presentes”, disse.

Nelson José Camelo, natural de Surubim, no interior de Pernambuco, iniciou sua carreira como docente da UFMA em outubro de 1977. Um dos primeiros professores do curso, fez parte do desenvolvimento da engenharia no Maranhão, sendo que, na época, o curso dava seus primeiros passos na Universidade, em virtude da necessidade de mão de obra devido à implementação de empresas de grande porte no Maranhão dos anos 70, impulsionado, principalmente, pelo Projeto Carajás.

O docente Marcos Tadeu Rezende de Araújo contou que teve a presença de Nelson Camelo em diversas etapas da sua carreira. “O professor Nelson foi meu orientador de monografia, foi meu supervisor de estágio e, depois que me tornei professor da UFMA, fomos colegas de departamento, trabalhamos no mesmo laboratório, fizemos alguns projetos de pesquisa e ainda orientei seu filho na graduação”, relembrou. Marcos Tadeu ainda frisou a presença constante de Nelson no curso e considerou muito justa a homenagem.

Homenagem ao professor Nelson José Camelo - 24-06-2022

Na solenidade, o professor Antônio Maniçoba, docente e amigo de longínqua data na Instituição, ponderou a experiência de Nelson Camelo como um dos pioneiros do curso e relatou algumas histórias da sua vivência. Já o professor Vilemar Gomes, que também dividiu trabalho com Nelson, pontuou seu papel de liderança e sua característica de escuta para com os outros. Em seguida, homenageou-o cantando a música Casinha Branca, composição dos artistas Gilson e Joran. Representando os discentes do curso, a aluna Patrícia de Sousa, exibiu um vídeo e ressaltou que Nelson é mais que um docente, é um amigo que marcou a história do curso e a vida de muitos alunos e alunas.

Para Nelson Camelo, a homenagem foi um momento muito feliz. “Tenho um sentimento de que passei por esse ambiente, ao longo de tanto tempo, e não caí no esquecimento, é muita emoção. A gente se olha no espelho e não consegue se ver todo, é por meio dos outros que nos conhecemos mais”, comentou. Com quase 45 anos de carreira na docência, o engenheiro ressalta a importância da persistência e do sentimento de humanidade para com a carreira e a vivência cotidiana. “O mundo virou praticamente uma máquina, lembro que Chaplin, no filme ‘O Grande Ditador’, de 1940, colocou que, mais do que máquinas, precisamos de humanidade”, afirmou.

Na ocasião, foi entregue uma placa em homenagem, agradecimento pelos serviços e dedicação ao curso. Por fim, foi realizada uma confraternização entre os presentes. Após a aposentadoria de Nelson, a vaga no quadro docente do curso de Engenharia Elétrica será preenchida pelo professor Shigeaki Lima, que será remanejado da Engenharia da Computação.

Por: Alan Veras

Produção: Bruna Castro