Notícias

Professor Marcos Aurélio Araújo Santos é o novo superintendente de Infraestrutura da UFMA

publicado: 29/03/2023 14h24, última modificação: 03/07/2023 09h10

O professor Marcos Aurélio Araújo Santos, do curso de Engenharia Civil, é o novo superintendente de Infraestrutura da Universidade Federal do Maranhão. Com experiência nas áreas de gestão e orçamento, foi também o primeiro coordenador do curso de Engenharia Civil. O docente, em suas propostas de gestão, pretende reforçar a manutenção preventiva e ampliar a atuação e interação da Sinfra com a comunidade acadêmica, por meio de ações conjuntas com os cursos das área de gestão e engenharia. 

O professor Marcos Aurélio nasceu em 28 de junho de 1973, em São Luís, capital maranhense. Obteve graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em 1998. Tem mestrado em Gestão de Empresas Públicas e Privadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS). 

Iniciou sua carreira acadêmica na educação básica ainda aos 19 anos, como professor contratado da rede estadual de ensino. Após a graduação em engenharia civil, ingressou no Curso de Formação de Docentes para Educação Básica. Em seguida, foi aprovado em concurso público como professor do ensino médio, função em que permaneceu por 20 anos, paralelamente à docência superior e a atividades de gestão no âmbito acadêmico e administrativo. Durante esse período, atuou ainda na orçamentação e elaboração de projetos de engenharia e fiscalização de obras. 

Como docente, desenvolveu atividades nas áreas de engenharia e gestão, ministrando disciplinas como Planejamento Estratégico; Gestão e Elaboração de Projetos; Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Construção civil; Orçamento; e Planejamento de Obras. No ensino superior, além das atividades de docência, atuou na área de gestão, como coordenador e diretor acadêmico e administrativo, e presidente de Comissão Própria de Avaliação (CPA) em renomadas instituições de ensino superior de São Luís. Atualmente, é também coordenador do curso de Engenharia Civil, além de Superintendente de Infraestrutura da UFMA.  

“Minha experiência já tem mais de vinte anos, na área de gestão e orçamento. De certa forma, é um desafio estar à frente da Sinfra, sendo necessária uma análise inicial de sua situação organizacional. Um fato que considero positivo é eu ter sido um cliente externo da Sinfra e, a partir daí, eu poderei colaborar com melhorias. Num primeiro momento, faremos um redesenho das funções lá dentro, das atividades para que os processos possam ocorrer de forma mais ordenada operacionalmente”, revelou o superintendente. 

Ele também detalhou que, à frente da pasta, já realiza um levantamento das demandas emergenciais, inclusive considerando o período de chuvas, com execução de ações corretivas e de manutenção preventiva. “Periodicamente, tudo o que for de infraestrutura, segurança, transporte, cobertura de telhado, toda essa parte que nos causa muitos problemas em determinadas épocas, terão atenção especial. Uma coisa importante é o processo de comunicação com as pró-reitorias, diretorias de centro e comunidade estudantil, o que possibilita que façamos um trabalho alinhado na busca pelos melhores resultados”, destacou.  

Outro aspecto realçado pelo superintendente Marcos Aurélio é que a Sinfra espera estabelecer mais parcerias com os cursos de gestão e de engenharia, de modo que a Superintendência possa servir como campo de estágio, o que também servirá para aprimorar a preparação do alunado.

A Sinfra, conforme observou, desenvolve atividades de suporte à população que vive em áreas de risco, como áreas propensas a desmoronamento e de alagamento. O professor ainda tem a proposta de ampliar a interação da Superintendência com as comunidades ludovicenses, formando um círculo que vai beneficiar os alunos, os professores e a população do entorno da UFMA, visto que trabalhar com a responsabilidade social também é um dever da Superintendência, em suas palavras.  

“Muitas são as demandas, e é necessária uma análise por prioridades, de forma que se possa estabelecer um atendimento justo a todos os usuários, sem comprometer a rotina e o funcionamento da cidade universitária. Para isso, existe a necessidade da adequação de processos e da rotina de pessoal, o que é possível, visto que a Sinfra conta com profissionais altamente qualificados e comprometidos, cabendo à gestão o suporte a esses profissionais, a fim de que desenvolvam, de forma mais produtiva, suas potencialidades, atendendo assim às demandas da comunidade acadêmica”, finalizou.

Por: DCom 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: