Professor Lucas Sá, do Departamento de Psicologia, realiza pesquisa com objetivo de investigar que prejuízos as dores de cabeça causam na vida das pessoas

publicado: 07/04/2022 09h41, última modificação: 09/04/2022 15h04

O professor Lucas Sá, do Departamento de Psicologia da UFMA, realiza uma pesquisa, junto com três alunos de iniciação cientifica e um psicólogo, de tema “Consequências de dores de cabeça”, em que o objetivo é investigar quais são os prejuízos mais comuns que as dores de cabeça causam na vida das pessoas. Os dados serão coletados por meio de um formulário on-line até o dia 30 deste mês, direcionado a pessoas maiores de 18 anos que tiveram ao menos um episódio de enxaqueca, com náusea, sensibilidade a luz e limitação de atividade nos últimos três meses.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicométrica e Avaliação Psicológica (Geppap), o qual Lucas Sá coordena, promove reuniões periódicas para discutir o tema da pesquisa, que foi escolhido por causa da quantidade de pessoas que sofrem com dores de cabeça e pelas citações sobre o tema em redes sociais. “Se digitar, por exemplo, a palavra "enxaqueca" na busca do Twitter, vão aparecer em média 50 postagens por hora de pessoas relatando impacto por estarem com dor”, comentou Sá.

O interesse maior da pesquisa é entender as dores de cabeça de forma geral, incluindo como a enxaqueca impacta em diversas atividades da vida de uma pessoa nas relações sociais e quando não conseguem atender a compromissos profissionais e pessoais. “Muitas vezes, também gera tristeza ou raiva porque outras pessoas não compreendem quanto a dor de cabeça pode ser limitante, dizem que é ‘frescura’, que é só tomar um remédio que passa, mas a realidade é que não é assim que funciona”, analisou o docente.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Laís Costa