Notícias
Professor Honoris Causa: UFMA concede título ao Dr. José Medina, médico referência em nefrologia
Na última sexta-feira, 27, data que marcou os 25 anos do primeiro transplante renal realizado no Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concedeu ao médico nefrologista José Osmar Medina de Abreu o título de Professor Honoris Causa.
O título foi concedido em reconhecimento aos notáveis serviços prestados à ciência, ao ensino, à pesquisa e relevante contribuição à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo participado ativamente do primeiro transplante renal realizado no Maranhão, pelo Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA).
José Medina possui uma trajetória acadêmica marcada por pioneirismo e trabalhos voluntários. Membro da Academia Nacional de Medicina, o médico coordenou o início das atividades do Hospital do Rim da Fundação Oswaldo Ramos, que se tornou o maior programa mundial de transplantes renais, com mais de dez mil procedimentos realizados, e auxiliou na capacitação de mais de seiscentos profissionais. Além de sua atuação acadêmica e médica, Medina presidiu a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e a Sociedade Latino-americana de Transplantes, presidindo, atualmente, o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrando a Comissão de Ética da Sociedade Internacional de Transplantes.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, que presidiu a solenidade, destacou a importância da contribuição do médico para o desenvolvimento da medicina por meio do Programa de Transplantes de Órgãos da Unifesp, onde Medina atua como professor titular em Nefrologia, além de ocupar o cargo de diretor superintendente do Hospital do Rim.
“A trajetória do professor é um testemunho de dedicação e excelência, consolidando-se como referência mundial na área. Seu compromisso com o avanço da medicina e seu empenho na formação da nova geração de médicos refletem o espirito de um verdadeiro educador e cientista. (...) Nosso homenageado liderou esforços que transformaram o panorama dos transplantes de órgãos no Brasil. Esse legado transcende fronteiras, influenciando políticas de saúde pública e capacitando profissionais em diversos estados brasileiros e em países como Nigéria e Etiópia”, expressou o reitor.
Membro da Academia Nacional de Medicina e do Conselho Superior e Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o homenageado concluiu a residência médica em nefrologia no Hospital de São Paulo em 1983, onde, posteriormente, liderou o grupo de transplante renal e chefiou o Pronto Socorro do referido hospital. Obteve o título de doutor em medicina pela Unifesp em 1986 e realizou os seus pós-doutorados em transplante na Cleveland Clinique, nos Estados Unidos, e em transplante experimental na Universidade de Oxford.
Durante a cerimônia, José Medina expressou gratidão ao assessor institucional da UFMA, Natalino Salgado Filho, que esteve presente no evento; ao reitor Fernando Carvalho e ao conselho universitário pelo título concedido: “Também quero agradecer a todos os colaboradores dessa Universidade que dissemina conhecimento cumprindo sua nobre missão de ampliar oportunidades além do âmbito pragmático da sobrevivência material. Essa transmissão de conhecimento promove migração da simples condição de tarefa para a imaginação e desassossego que levam à inovação”, afirmou Medina.
Durante sua fala, Natalino Salgado ressaltou o valor da nefrologia e salientou mais duas honrarias concedidas ao médico: a medalha Antônio Jose Jorge Martins, pelo Hospital Universitário, e o prêmio Joseph Murray, que o assessor descreveu como “o mais alto reconhecimento que a Universidade de Harvard concede a expoentes da medicina moderna. Quem entregou o prêmio foi o cirurgião Nobel de Medicina do ano de 1990, dono do mérito de ter realizado o primeiro transplante renal bem-sucedido entre gêmeos idênticos, sendo destacado em diversas revistas cientificas nacionais e internacionais pelos seus feitos na área da saúde nefrológica”.
Também compondo a mesa, a superintendente do Hospital Universitário, Joyce Santos Lages, reconheceu a expertise de Medina na nefrologia, referenciando o trabalho do médico e seu impacto na saúde da população maranhense: "O professor Medina é uma referência em transplante renal, e essa parceria tem sido mantida ao longo do tempo. Toda vez que o Hospital precisa fazer capacitação nesse segmento, a nossa referência é sempre o Hospital do Rim, no qual o professor é o nefrologista responsável, que tem renome nacional e internacional e com o qual o HU sempre pôde contar", observou Joyce.
O título de Professor Honoris Causa entregue a Medina é concedido a indivíduos que se destacam pelo conhecimento ou por suas contribuições significativas às ciências, à tecnologia, às artes, à filosofia e à literatura, bem como por ações que promovam a harmonia entre os povos ou a defesa dos direitos humanos.
De acordo com Medina, 80% dos transplantes de rim são realizados com doadores falecidos; de 63 transplantes feitos no ano passado, apenas 2 utilizaram doadores vivos, indicadores que apontam a valorização da vida como pilar fundamental das práticas médicas.
Simbolizando o reconhecimento de uma vida dedicada à medicina e ao bem-estar da sociedade, o reitor da UFMA finalizou a solenidade com a outorga do título a Medina e afirmou:
“A entrega do título de Professor Honoris Causa ao professor José Medina Pestana não é apenas um reconhecimento de seus feitos, mas também um tributo à sua visão humanística e à sua incansável busca por inovação e equidade na saúde. Neste momento solene, reafirmamos o compromisso da UFMA com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento do nosso estado”.
Por: Ingrid Trindade e Lucas Cássio Ferreira
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante