Professor Euclides Moreira Neto, do Departamento de Comunicação Social, recebe o título de cidadão ludovicense da Câmara Municipal de São Luís

publicado: 02/12/2022 11h36, última modificação: 02/12/2022 22h14

O professor Euclides Moreira Neto, do Departamento de Comunicação Social da UFMA, recebeu o título de cidadão ludovicense em cerimônia realizada na quinta-feira, 1º, no Plenário Simão Estácio da Silveira, do Palácio Pedro Neiva de Santana, Câmara Municipal de São Luís, localizado na Praia Grande. O título é concedido a personalidades que não nasceram na capital, mas tenham prestado serviços de reconhecido valor à cidade. A cerimônia contou com tradução simultânea para Libras e foi transmitida pelo canal oficial da Câmara no Youtube.

A sessão foi presidida pelo vereador Raimundo Penha, que realizou a proposição de outorga do título, conforme rege o Decreto Legislativo n° 15/2022. Segundo o vereador, a escolha de conceder a honraria ao professor se deu tanto pela sua dedicação como educador quanto pelo seu trabalho em defesa da cultura popular maranhense. “O mês de dezembro é importante para nós, pois comemoramos o reconhecimento da nossa cidade como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Isso se deve à nossa cultura e aos homens e mulheres que se dedicam para preservá-la, e o professor Euclides está entre esses que ajudam a manter viva a nossa cultura”, ponderou.

O título de cidadão ludovicense tem grande simbologia e não pode ser atribuído indiscriminadamente, de forma que cada vereador só pode conferi-lo a três pessoas por ano. “O projeto de Decreto Legislativo segue toda uma tramitação. Passa pela nossa Procuradoria, pela Comissão de Constituição e Justiça, e é votado em Plenário. A honraria, portanto, é de toda a Câmara, pois foi aprovada pelo colegiado dos nossos 31 vereadores”, explicou Penha.

Compuseram a mesa da solenidade o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares e; o presidente da Sociedade Recreativa Favela do Samba, João Moraes.

Nascido em 13 de abril de 1957, na cidade de Cururupu, Euclides Barbosa Moreira Neto é atualmente diretor geral da Rádio Universidade FM. Graduou-se em Jornalismo pela UFMA em 1979. Possui mestrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama), cuja tese investiga os blocos tradicionais do Maranhão.

Como docente, Euclides Moreira sempre se envolveu com a área de extensão e cultura. Em nível administrativo na UFMA, foi coordenador do Núcleo de Atividades Visuais do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da antiga Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, além de diretor daquele departamento de 1996 a 2008, período em realizou edições de diversos festivais e mostras culturais, como o Festival Guarnicê de Cinema e a Mostra Brasileira de Arte Efêmera.

De 2009 a 2012, foi presidente da Fundação Municipal de Cultura, órgão vinculado à estrutura da Prefeitura de São Luís. No ano de 2012, recebeu do Governo do Estado do Maranhão o título de comendador, considerando os bons serviços prestados à cultura maranhense.

Foi a escola Favela do Samba que solicitou a titulação do professor, a qual foi prontamente atendida pelo vereador Raimundo Penha, segundo afirmou o doutor João Moraes, que felicitou Moreira em nome da escola. “Olhar Euclides, na sua atuação em prol dos movimentos tradicionais, e não identificá-lo como cidadão de São Luís nos causa confusão. Ele é um legítimo ludovicense. No campo cultural, ele foi um grande gestor, que conhecia a realidade de quem faz cultura em São Luís e que se esforçou para atender às necessidades dessa classe. Nada mais digno do que essa cidade reconhecer o que ele realizou no campo cultural como representante da cultura popular”, reiterou.

A professora Zefinha Bentivi, que foi aluna de Euclides e hoje é sua colega de trabalho, afirmou sentir-se honrada em participar da homenagem. “Cada um de nós temos os méritos e as honras que nos fazem jus. Alguns se destacam pela coragem, pela criatividade, e uma dessas pessoas é Euclides, um cidadão que contribuiu na docência, na cultura, na arte, na literatura e na gestão pública, e merece todas as homenagens. Nós te agradecemos por fazer parte da nossa vida, da nossa cidade e da nossa Universidade”, afirmou.

Outro ex-aluno de Euclides na mesa era o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, que, assim como o professor, veio do interior do estado para estudar Comunicação Social em São Luís, tendo no mentor uma grande inspiração. “Foi a leitura de um dos livros dele que abriu as portas para a minha carreira como docente. Essa homenagem é mais do que bem-vinda e engrandece sua história, mas tenho certeza que outras virão, pois sua ação no meio cultural é contínua. Ganha o Euclides, mas ganha muito mais a cidade com um cidadão preocupado com as coisas da cultura e da ciência, construtor de mentes profissionais e seres humanos. A Universidade fica imensamente feliz por levarmos nossa força institucional nas ações que ele promove”, alegou.

O professor Euclides agradeceu à Câmara Municipal o título e enfatizou o senso de coletividade que direcionou a sua carreira. “É o reconhecimento de uma luta dedicada ao povo, à cidade, à preservação do nosso patrimônio histórico e à cultura popular, sobretudo. Esperamos que esta construção diária continue se renovando, de forma mais humana e mais coletiva, que não deixe os grupos e as manifestações culturais morrerem”, ressaltou.

Confira as fotos da solenidade:

Professor Euclides Moreira Neto recebe "Título de Cidadão Ludovicense"

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras