Notícias

Professor do curso de Enfermagem do Câmpus Imperatriz ganha premiação de luta marajoara no festejo de São Sebastião de Cachoeira do Arari, no Pará

publicado: 27/01/2022 13h08, última modificação: 27/01/2022 15h45
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Entre os dias 10 e 20 de janeiro, ocorreu o tradicional festejo católico popular de São Sebastião de Cachoeira do Arari, em Marajó, Pará, com o seu mais tradicional torneio de luta marajoara, que contou com a participação do professor Fábio José Cardias Gomes, do curso de Enfermagem do Câmpus Imperatriz. Na ocasião, ele ganhou uma taça de segundo lugar e uma premiação no valor de R$ 400.

A luta marajoara, citada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), é organizada desde 2002 e não é uma arte marcial de origem guerreira, sendo uma prática corporal de origem lúdica e com potencial esportivo. O docente contou que, em 1997, conheceu Marajó e, tempos depois, voltou para coletar dados no primeiro Campeonato Paraense de Luta Marajoara, em Ponta de Pedras, município paraense.

Em 2022, Fábio Cardias, que também é judoca angoleiro, com a intenção de vivenciar e divulgar a luta marajoara, participou da competição contra com o campeão local dos pesos pesados, conhecido Xaréu, e ganhou a simbólica taça de segundo lugar e a quantia de R$ 400.

“Não houve preparação específica, foi a busca de uma experiência devido à prática do judô e capoeira angola, querendo experimentar corporalmente a luta marajoara como prática corporal, mas dentro do contexto brincante do Festejo de São Sebastião de Cachoeira do Arari”, detalhou.

O professor é pesquisador do esporte, em que analisa a atividade física em relação à saúde e o bem-viver comunitário. Ele afirmou que quer treinar mais formalmente a luta e participar de campeonatos ou vivências locais marajoaras, aproveitando para realizar pesquisas sobre o tema.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: