Professor de Turismo e Hotelaria da UFMA é o primeiro maranhense a integrar a International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil

publicado: 14/06/2021 12h12, última modificação: 14/06/2021 14h43

O docente do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão e Secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro dos Santos, é o primeiro professor maranhense a integrar um dos grupos mais seletos de pesquisadores brasileiros em turismo – a International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil (Abratur). A Academia visa contribuir para a internacionalização da pesquisa brasileira em turismo por meio da promoção da integração e cooperação entre pesquisadores.

O título foi conquistado por causa do trabalho que o professor Saulo Ribeiro vem desenvolvendo ao longo dos anos no campo turístico, sendo aprovado nos critérios exigidos pela diretoria da Abratur, que possui, atualmente, 54 membros.

“Existem vários critérios para fazer parte da Academia, entre eles, ter publicações e vivências no exterior, e tudo isso eu fui galgando ao longo da minha profissão. Busquei a Abratur para fazer parte desse rol de pesquisadores brasileiros, que têm como fim prioritário a internacionalização da pesquisa científica no campo do turismo”, revelou o docente.

Sua meta é produzir cada vez mais artigos científicos no campo, pautados na diversidade do Maranhão como um todo. “Quero levar os aspectos de turismo que a gente pesquisa aqui, os dados que nós levantamos sobre o turismo no Estado do Maranhão e fazer com que sejam reconhecidos internacionalmente por meio das publicações que desenvolverei a partir de agora, mediante divulgação de artigos em outros idiomas”, contou.

Como o primeiro professor do Maranhão a conquistar espaço na Abratur, Saulo Ribeiro reconhece a imensa honra e responsabilidade no cargo. “Vejo como um excelente ganho, porque o nosso trabalho passa a ter uma visibilidade, e o estado passa a ter uma notoriedade singular. A internacionalização é um passo a mais que as universidades precisam dar, e, nós do departamento de Turismo e Hotelaria, temos buscado isso constantemente, possibilitando que a UFMA esteja presente nesse âmbito e ampliando os horizontes do campo cientifico na área do turismo”, declarou o turismólogo.

Por: Maiara Pacheco