Professor de Sociologia do Câmpus São Luís ministra minicurso on-line sobre fascismo, para estudantes da UFMA e da Unesp

publicado: 21/03/2023 12h33, última modificação: 22/03/2023 06h20

Foi iniciado, na segunda-feira, 20, o minicurso “José Carlos Mariátegui e Antonio Gramsci – Uma abordagem Genética Diacrônica  Sobre o Fascismo”, ministrado pelo professor do curso de Sociologia do Câmpus São Luís John Kennedy Ferreira. A iniciativa é voltada para os alunos da da Universidade Federal do Maranhão e da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus de Marília. O minicurso se estenderá até essa sexta-feira, 24, em formato on-line, com direito a certificado.

Segundo John, o curso “nasceu” em decorrência do seu relatório parcial de pós-doutorado, por incentivo do supervisor Leandro Galastri a tornar público o resultado de seu estudo. Entretanto o interesse pelo tema surgiu ao estudar os artigos de José Carlos Mariátegui e Antonio Gramsci sobre o fascismo da década de 1920, e relacioná-los às experiências atuais, cem anos depois.

O professor incentiva os interessados a participarem do curso. “O debate sobre fascismo e autoritarismo é ‘hiperatual', basta ver a situação social e política que estamos vivendo no Brasil, nos últimos dez anos. Creio que a consciência sobre os regimes de estados autoritários nos ajuda a consolidar o pensamento e as práticas democráticas”, pontua. Confira abaixo a programação completa, com as atividades sempre começando a partir das 14h:

20/03: A ascensão do fascismo na Itália

21/03: José Carlos Mariátegui e o contato com a realidade italiana

22/03: Antonio Gramsci e o  biennio rosso

23/03:A compreensão do Fascismo

24/03: A Genética Diacrônica na abordagem de José Carlos Mariátegui e Antonio Gramsci

Realize sua inscrição on-line

Por: Júlio César