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Professor de Música da UFMA defende Memorial Acadêmico para cargo de titular
O professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Ricardo Mazzini Bordini defenderá, nessa quinta-feira, 27, a partir das 14h, sua defesa de tese para promoção a professor titular da instituição. O evento será de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da UFMA no YouTube.
A banca examinadora será composta por renomados docentes que integram uma comissão especial externa. Presidida pelo professor Rodolfo Nogueira Coelho de Souza, da Universidade de São Paulo (USP), o corpo docente também conta com o professor Pablo Sotuyo Blanco, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o professor Anselmo Guerra de Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Como suplente, a professora Carole Gubernikoff, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), complementa o grupo, garantindo qualidade na avaliação.
O professor Ricardo Bordini ingressou na UFMA em 2014 e atualmente ocupa o cargo de Associado IV. Sua trajetória na Academia inclui graduação em Composição e Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um estágio pós-doutoral na University of California at Santa Cruz. Suas pesquisas abordam temas como análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição algorítmica e hipermídia em música.
A tese que será defendida une a teoria dos conjuntos da Matemática aplicada à Música. “A tese basicamente trata sobre a construção de um modelo teórico para fins práticos, como também sugere aplicações para esse trabalho”, explicou Ricardo.
O diretor do Centro de Ciências Humanas, Luciano da Silva Façanha, reforça a importância do trabalho para o ensino da Música na Universidade, representando um marco na trajetória do docente, que sintetiza seu impacto acadêmico e artístico ao longo dos anos.
Essa pesquisa é uma contribuição para a área que deixa perguntas em aberto possíveis de serem investigadas no futuro. “As minhas expectativas são de que é preciso investigar ainda mais, porque ela traz muitas questões que exigem e demandam estudos mais aprofundados. E eu espero também que ela sirva de auxiliar para quem, por exemplo, pretende compor usando espaços de encadeamento atonais. Acho que, até diante do que eu levantei, estamos à frente de um novo sistema de composição”, pontua o professor.
A UFMA destaca a relevância deste momento para o público, ressaltando o papel essencial da Universidade na promoção do conhecimento e da arte para todos.
Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante