publicado: 27/10/2022 14h18, última modificação: 31/10/2022 18h51
Professor de Engenharia Civil conquista prêmio de melhor artigo do Nordeste e segundo melhor do Brasil no 63° CBC.jpeg

Explorar materiais inovadores para construções mais eficientes e duráveis: esse foi um dos objetivos do trabalho de pesquisa do professor Wallace Maia de Souza, do curso de Engenharia Civil da UFMA. Com o artigo intitulado “Análise experimental de colunas de concreto armado com barras de GFRP sob carregamento lateral monotônico e cíclico”, o docente conquistou o prêmio de melhor artigo do Nordeste e o segundo lugar nacional no concurso “Artigo do Ano”, do 63° Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), realizado em Brasília, no período de 11 a 14 de outubro.

O Congresso é o maior evento técnico-científico nacional sobre tendências em pesquisas, tecnologias construtivas e boas práticas da área. A atividade foi promovida pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) que, este ano, comemorou seu jubileu com o tema “Sustentabilidade do Concreto em Defesa do Planeta”, com foco nos aspectos ambientais, redução de carbono e sustentabilidade. Ao todo, foram quase duzentos artigos apresentados no concurso “Artigo do Ano”, no qual foi selecionado o melhor de cada região do país.

Wallace de Souza se destacou como o segundo melhor do país ao analisar a utilização de barras com fibras de vidro, que são barras não metálicas, em estruturas de concreto, como alternativa na substituição das tradicionais barras de aço. “A principal vantagem dessa substituição consiste na resistência das barras com fibra de vidro à corrosão, o que resulta em menor gasto a longo prazo com atividades de manutenção”, explicou.

Professor de Engenharia Civil conquista prêmio de melhor artigo do Nordeste e segundo melhor do Brasil no 63° CBC (2).jpeg

Segundo o docente, o artigo é consequência do seu doutorado realizado no Instituto Superior Técnico, na Universidade de Lisboa, em Portugal. “A ideia da pesquisa surgiu em virtude do elevado gasto de recursos dos países com atividades de recuperação de estruturas de concreto armado com barras de aço que sofrem corrosão. Assim, os polímeros reforçados com fibras (FRP) surgem como uma excelente alternativa, pois eles resistem à corrosão”, ressaltou.

Os polímeros reforçados com fibra de vidro, GFRP, do inglês, Glass Fiber Reinforced Polymer, são materiais constituídos de fibra de vidro, embebidas numa matriz polimérica, como poliéster e outras. O estudo se apresenta em um campo ainda sob análise quanto a sua utilização, tendo em vista que as normas técnicas internacionais, não permitem a aplicação dessas barras nesses tipos de elementos estruturais.

“Por diversos motivos, entre eles a pouca quantidade de estudos feitos com pilares em escala real e o comportamento das barras de FRP sob compressão, que é um dos fatores desvantajosos desse tipo de material, sendo não recomendado, por enquanto, pelas normas internacionais, a utilização em pilares”, explanou.

Professor de Engenharia Civil conquista prêmio de melhor artigo do Nordeste e segundo melhor do Brasil no 63° CBC (1).png

No entanto, os resultados da pesquisa de Wallace mostraram que é possível o uso de barras de FRP em pilares de concreto armado, desde que, na fase de projeto, tenha-se o cuidado de confinar adequadamente o núcleo de concreto do pilar com estribos pouco espaçados. Dessa forma, os pilares no caso de estarem próximos a uma situação de colapso, apresentarão maiores avisos aos usuários pelas características melhoradas do concreto confinado”, ressaltou.

De acordo com ele, a inovação em materiais tem em vista o aumento da vida útil das estruturas de concreto armado, sem qualquer intervenção de reforço ou substituição de elementos da estrutura. Além disso, o professor pontuou que há redução de custo com manutenção, visto que esses materiais não sofrerão ações degradantes a longo-prazo.

Após a conquista, Wallace de Souza passará a compor uma comissão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com enfoque nos materiais não convencionais para reforço de estruturas de concreto, com vista à elaboração de futuras normas e recomendações técnicas.

Professor de Engenharia Civil conquista prêmio de melhor artigo do Nordeste e segundo melhor do Brasil no 63° CBC (3).jpeg

Por: Alan Veras