Notícias

Professor da UFMA realiza lançamento de livros hoje, 18, por meio da Edufma

publicado: 18/08/2023 12h43, última modificação: 19/08/2023 10h35
Professor da UFMA realiza lançamento de livros hoje, 18, através da Edufma

Nesta sexta-feira, 18, o professor César Augusto Castro, do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal Maranhão, estará lançando seis obras publicadas pela Editora da UFMA (Edufma).  O lançamento ocorrerá a partir das 17 horas, de forma on-line, no XIV Encontro Maranhense de História da Educação, que tem como tema Circulação das ideias na imprensa pedagógica e de ensino na História da Educação. O evento será transmitido pelo canal do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (Nedhel). 

Segundo o professor César, uma das obras a serem lançadas no evento de hoje é intitulada “A Cultura material escolar em perspectiva histórica: escrita e possibilidades”. Esse título já havia sido sido publicado, em parceria com a professora Vera Lúcia Gaspar da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, e com a professora Gisele de Souza, da Universidade Federal do Paraná, e conta com pesquisadores nacionais e internacionais do campo da História de Educação, especialmente aqueles que trabalham com a cultura material escolar. “Considerando a grande procura desse livro, em nível nacional e internacional, resolvemos transformá-lo em e-book, e estamos agora lançando tanto a versão em língua portuguesa como a versão traduzida para o italiano, considerando as relações que o grupo dessas instituições, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Paraná e a UDESC, mantém com pesquisadores da Itália”, relatou.

Já os livros “Leis e regulamentos da instrução pública no Maranhão império (1835-1889)”, “Leis da instrução do Maranhão república (1892-1930)” e “ Decretos da instrução do Maranhão república(1890-1935)”,  fazem parte de uma coletânea que desenvolve a legislação da instrução no Maranhão, continua o professor . “Estes livros tratam da legislação educacional do Maranhão, sendo o primeiro volume relativo ao período imperial, que vai de 1835 a 1839, e os dois outros volumes, o II e o III, tratando de leis e decretos da instrução no Maranhão, no período que vai de 1900 a 1935. Temos, portanto, em três volumes, cem anos de levantamentos sobre a educação no Maranhão do Império à Primeira República”, ressaltou.

Para o professor, tais obras constituem um material valioso e acessível, cuja disponibilidade para futuros pesquisadores é de vital importância. “Esses livros trazem uma contribuição importante, pois possibilitam o acesso nacional e internacional à legislação do Maranhão nesse período, bem como ajudam a preservar a documentação que se encontra nos arquivos e nas bibliotecas do estado, na medida em que, ao colocarmos no formato digital, evita-se o manuseio por pesquisadores dessas fontes. Além disso, eles possibilitam inúmeras pesquisas aos alunos da Graduação e da Pós-Graduação que adentrarem o campo da História da Educação, que tem as leis como fonte para as suas pesquisas e investigações. Agradeço, profundamente, a colaboração da Editora da Universidade Federal do Maranhão e dos alunos de Iniciação Científica do Nedhel, na coleta, transcrição e editoração dessas obras que hoje são lançadas”, pontuou.

Confira as obras:

 

Acesse e baixe os livros clicando aqui. 

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: