Notícias
Professor da UFMA participa da Avaliação Quadrienal da Capes, em Brasília
O professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Carlos Leonardo Figueiredo Cunha integrou a equipe de consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-graduação da área de Saúde Coletiva, que ocorreu até a última sexta-feira, 19, em Brasília.
A Avaliação Quadrienal é um processo essencial conduzido pela CAPES desde 1976, que analisa programas de mestrado e doutorado de todo o país, com o objetivo de garantir a qualidade da pós-graduação brasileira.
O convite, que é feito a especialistas de destaque na área, para participar da banca avaliadora, é fruto de trabalho acadêmico e social do docente. Embora, por questões éticas, não participe da avaliação do programa da própria UFMA, leva sua expertise para analisar cursos em todo o território nacional, reforçando a credibilidade de sua trajetória.
Para Carlos Leonardo, o convite e um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo da carreira. “Eu acho que repercute pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pela formação. Eu tive a oportunidade de ter contato com vários pesquisadores da área, e, em reconhecimento a esse trabalho, veio esse convite como consultor em avaliar os Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil, para ser um dos consultores”, avalia o professor.
Cunha é docente da UFMA desde 2020 e vem construindo uma trajetória que extrapola a sala de aula. É dele a autoria do projeto de extensão Universidade Promotora da Saúde, responsável por levar ações de saúde para dentro da cidade universitária. Nos anos em que foi executada, a iniciativa resultou na aplicação de mais de cinco mil doses de vacinas e mobilizou campanhas como o Trote Solidário, em parceria com o Hemomar, que, em três dias, superou a meta mensal da instituição de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.
Nesse contexto, o professor também articulou serviços da rede municipal e estadual dentro da Universidade, incluindo o projeto Mexa-se, hoje sempre solicitado pela Divisão de Qualidade de Vida da UFMA. Mais recentemente, Carlos Leonardo vem atuando para ampliar a prevenção e o cuidado no câmpus, com projetos de distribuição de preservativos e futuras propostas de abertura de uma sala de vacinação e a criação de um programa de alimentação saudável, que deve incluir cursos de boas práticas alimentares e uma feira semanal de agricultura familiar.
Com base nos caminhos trilhados por Carlos Leonardo, o convite da CAPES para integrar a equipe de avaliadores da Avaliação Quadrienal é um reconhecimento acadêmico que valoriza a trajetória do docente, marcada pela união entre teoria, prática e compromisso social. Ao levar para Brasília a experiência construída na UFMA e nos territórios de saúde do Maranhão, Carlos Leonardo reafirma o papel transformador da universidade pública e fortalece o elo entre o tripé ensino, pesquisa e extensão.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante