Notícias

Professor da UFMA lança livro biográfico sobre Antonio Rayol

publicado: 13/08/2024 10h34, última modificação: 13/08/2024 11h30
Professor da UFMA lança livro biográfico sobre Antonio Rayol

O professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Daniel Lemos Cerqueira lançou, na última quinta-feira, 8, o livro "Antonio Rayol: uma biografia" com o selo EDUFMA. O lançamento ocorreu na primeira feira do livro do Itaqui Bacanga (Felita) e está disponível gratuitamente neste link para o público geral.

O livro é uma biografia sobre o músico maranhense do século XIX, Antonio Rayol, que foi um importante cantor lírico e intérprete musical, além de compositor, regente, violonista e violinista. Nascido em São Luís em uma família de músicos, como seu irmão Leocádio, a prática musical foi uma presença vibrante e constante em seu ambiente familiar. e fez com que Antonio tivesse a habilidade de transitar entre a música "clássica", que era apresentada em teatros, a "popular", que circulava em bailes, a "marcial", de bandas militares, e a "sacra", de eventos católicos.

Rayol teve uma carreira muito importante em nível nacional. Tornou-se o único brasileiro a atuar sob o comando de Giuseppe Verdi, significante compositor italiano de ópera. Apesar de seu sucesso e relevância em todo o país, ele deixou grandes centros culturais como Recife e Rio de Janeiro para voltar à sua terra natal, São Luís, na qual, durante seus últimos anos de vida, desempenhou um papel muito importante na criação da primeira Escola de Música do Estado do Maranhão.

O autor do livro, Daniel, obteve muitas informações sobre Antonio durante sua pesquisa sobre a história da música no Maranhão, o que possibilitou a criação da biografia. Sobre a motivação por trás da obra, Daniel destaca que “reaver a memória de Antonio Rayol é uma ação voltada a valorizar o patrimônio musical do Maranhão, que não é geralmente tão reconhecido quanto a Literatura ou a Cultura Popular”. 

Sobre o evento de lançamento do livro, o professor pontua que lançar o livro na primeira edição da Felita foi importante para apoiar novas iniciativas literárias e, especificamente, para documentar a música maranhense do passado com uma metodologia que vai além do texto escrito. “Por ser a primeira edição da Felita, fazer o lançamento do livro no evento foi importante para apoiar novas iniciativas no campo do livro e da leitura. Além disso, temos poucas produções literárias sobre a música maranhense do passado. Este livro, em especial, traz acesso a algumas gravações da obra de Antonio Rayol por meio de códigos QR, pois apenas o texto escrito não é suficiente para documentar o conhecimento musical — essa é, inclusive, uma das questões relevantes sobre a metodologia da pesquisa artística”.

A primeira feira do livro do Itaqui Bacanga ocorreu dos dias 8 a 10 de agosto e foi realizada pela Academia de Letras, Artes, Ciências e Agremiação de Saberes Culturais da Área Itaqui-Bacanga (Aleart) com apoio da Rádio Comunitária Bacanga FM (106,3 MHz). As atividades ocorreram na Praça do Anjo e na sede da Associação comunitária Itaqui-Bacanga (Acib).

Para baixar o e-book Antonio Rayol: uma biografia, clique aqui.

Por: Geovanna Selma

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: