Professor da UFMA é eleito Vice-presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), em congresso realizado em Curitiba, Paraná.

publicado: 02/08/2023 19h36, última modificação: 02/08/2023 22h20

Destacando-se mais uma vez no cenário nacional, no dia 26 de julho, durante a realização da 75 RA da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano ocorreu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio José Silva Oliveira, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), instituição fundada em 15 de julho de 1999, com o objetivo de contribuir para a implantação e desenvolvimento de uma política Nacional de Popularização da Ciência.

Segundo o professor Antônio José Silva Oliveira, a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) tem como compromisso contribuir para a capacitação de profissionais na área do conhecimento científico, identificando, fortalecendo e difundindo as principais atividades de cooperações regionais, nacionais e internacionais. Além de contribuir para uma percepção da ciência em todas as suas dimensões, sejam elas: fonte de prazer, de transformação, da qualidade de vida e da relação entre os seres humanos.

"A importância de estar como vice-presidente eleito da ABCMC é poder agir politicamente na criação de novos Centros e Museus de Ciência no Brasil e, em especial, na Região Nordeste, no sentido de tornar a Ciência e a Tecnologia um bem popular, acessível e instrumento da inclusão social em nosso país. Atualmente, no Brasil, necessitamos de uma política de Divulgação e Popularização da Ciência para se tornar uma economia estável, agregando, em nossos produtos, ciência e tecnologia. Precisamos mostrar à população a importância do conhecimento científico, em especial, aos mais jovens para que ela seja acessível a todos”, comentou.

Trajetória

Natural da cidade de Bacabal-MA, Oliveira obteve a graduação em física pela Universidade Federal do Maranhão em 1981. Especializou-se em Engenharia dos materiais em 1992 pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), tornou-se mestre em 1987 pela Universidade Federal do Ceará e concluiu o Doutorado em Física e Pós-Doutorado em Jornalismo Científico pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 1997.

Atualmente, é coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário UFMA. Na Universidade, já exerceu as funções de Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Diretor de Centro, Diretor de Pesquisa, Pró-Reitor de pesquisa e Pós-Graduação, Vice-Reitor e de Reitor em Exercício. Sua produção científica contém artigos publicados de grande fator de impacto em revistas nacionais e internacionais.

Além disso, recentemente, o docente recebeu o Prêmio Ernesto Hamburger de 2022, maior honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com objetivo de reconhecer trabalhos de popularização das ciências físicas no Brasil.

Por: Alexandre Burity

Produção: Bruna Castro