Notícias
Professor Antônio Francisco Padilha torna-se primeiro Professor Titular do curso de Música na UFMA
Na última sexta-feira, 23, o professor do curso de Música e chefe do Departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Francisco de Sales Padilha, apresentou seu memorial acadêmico em defesa para promoção ao cargo de professor titular, o mais alto posto da carreira docente. A defesa foi realizada de forma on-line e está disponível para visualização no canal oficial da UFMA no YouTube.
O memorial reuniu os membros da banca examinadora, que foi composta pelo professor Heinz Karl Novaes Schwebel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor Gláucio Xavier da Fonseca, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o professor Ranilson Bezerra das Farias, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A apresentação, que é uma das etapas mais importantes da carreira acadêmica, destacou sua trajetória profissional, contribuições à Universidade, e o impacto na área da música maranhense.
Padilha é o primeiro professor do curso de Música a solicitar a promoção ao cargo de professor titular. Com mais de três décadas dedicadas ao ensino da música, ele foi um pioneiro responsável por grandes conquistas para a música do Maranhão, como a criação de dois cursos superiores de música, um da universidade federal e outro da estadual. Além do fortalecimento da Escola de Música e a criação de políticas públicas que apoiassem e incentivassem a cultura e arte durante seu período como Secretário Estadual da Cultura.
Para além da docência, Padilha também é um importante trompetista, regente e maestro. Atuou e participou da criação da Big Show Band ou Bumba Brass Band e do Metal & Cia. Suas contribuições já foram reconhecidas pela UFMA em 2015, com as Palmas Universitárias e em 2005, pela Câmara Municipal, com o título de Cidadão de São Luís. Sobre o cargo de professor titular, ele revela que “foi um passo importante, pois coroa o percurso de quem lutou para que a música e o ensino da música no Maranhão galgasse um patamar impensável. Desde o fortalecimento do curso técnico de música, com a criação dos núcleos de sopro e música popular, até a luta vitoriosa para a construção de dois cursos de música nas universidades maranhenses são frutos de um trabalho incansável”, frisa.
Os membros da banca examinadora do memorial elogiaram o trabalho e as realizações do professor Padilha e, após uma avaliação criteriosa, aprovaram por unanimidade sua candidatura ao cargo. A promoção ao cargo de professor titular é o reconhecimento máximo na carreira docente, sendo concedida àqueles que demonstram excelência acadêmica e uma sólida trajetória de contribuições à Universidade e à sociedade. Com a aprovação, o professor Padilha se junta ao grupo de professores titulares da UFMA, consolidando ainda mais sua trajetória acadêmica e sua influência no campo da música e da cultura no Maranhão.
Por: Geovanna Selma
Revisão: Jáder Cavalcante