Proen regulamenta “Prêmio Mérito Acadêmico” para alunos com maior rendimento na graduação

publicado: 29/04/2024 15h16, última modificação: 03/05/2024 22h19

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), publicou a resolução Nº 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, que normatiza o “Prêmio Mérito Acadêmico”, contemplando os alunos com histórico acadêmico de destaque durante a graduação.

Jaiver Efren Jaimes Figueroa, diretor do Programa de Qualidade dos Curso de Graduação (PROQUALIGRAD), destaca o objetivo da Universidade com a premiação de alunos com maior rendimento: “É uma forma de a Universidade trazer um reconhecimento àqueles alunos que têm um rendimento acadêmico excepcional durante os cursos. O aluno, por passar pela Universidade e obter o título, tem uma premiação por se sobressair de maneira acadêmica. Essa é uma forma de reconhecimento que estamos fazendo”.

Para receber o prêmio, o discente deverá seguir alguns requisitos previsto pela resolução como:

• Ser discente graduando no período letivo a que o prêmio diz respeito;
  • Ter concluído o curso com Coeficiente de Rendimento maior ou igual a 8;
  • Ter concluído o curso dentro do número mínimo de anos previstos para a sua integralização;
  • Não ter realizado aproveitamento de disciplinas com carga horária superior a 20% da carga horária total mínima do curso;
  • Durante o seu percurso acadêmico, não ter sido objeto de sanção disciplinar, prevista no Regimento Geral da Universidade;
  • Ser participante do ato de Colação de Grau regular do Curso.

O diploma do Mérito Acadêmico será entregue durante a cerimônia de Colação de Grau após os estudantes serem selecionados e classificados com base nas informações registradas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), sendo os resultados homologados pela PROEN. O prêmio será atribuído para um aluno por curso de graduação. A honraria não impede outras premiações.

Anteriormente, estudantes que se dedicaram e sobressaíram durante suas jornadas acadêmicas eram reconhecidos com a dignidade universitária Mérito Estudantil.

Por: Karina Soares

Produção: Ingrid Trindade