Proen, Coordenação de Políticas de Ação Afirmativa e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (Neab) realizaram III Ciclo de Debate “Agosto Negro Discutindo as Ações Afirmativas”; assista na íntegra

publicado: 17/08/2021 11h21, última modificação: 17/08/2021 17h42

De forma virtual, a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, a Coordenação de Políticas de Ação Afirmativa e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (Neab) promoveram, na quinta-feira, 12, o terceiro Ciclo de Debates “Agosto Negro Discutindo as Ações Afirmativas”, que abordou o tema “A questão negra no Brasil: o massacre dos libertos, raça e república no Brasil”, com palestra de Matheus Gato de Jesus, aluno egresso do curso de Ciências Sociais da UFMA e ex-integrante do Neab. A transmissão ocorreu pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A abertura contou com a presença da pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra; da professora do Colégio Universitário (Colun), Fernanda Rodrigues; e do coordenador de Políticas de Ações Afirmativas, o professor Acildo Leite. O debate foi mediado pelo professor Carlos Benedito, coordenador do Neab.

O objetivo do evento foi buscar discutir a problemática da raça, a constituição política da República no Brasil e as complexas relações para enfrentamento das questões raciais e seus desdobramentos na construção da nação e da nacionalidade frente ao racismo.

O palestrante Matheus Gato de Jesus, além de egresso da UFMA e do Neab, cursou mestrado e doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolve pesquisas nas áreas de relações raciais, sociologia política e da cultura, com ênfase nas áreas do pensamento social brasileiro, da sociologia histórica, dos intelectuais, da literatura, dos regionalismos e dos processos de racialização nos espaços urbanos.

Confira na íntegra a transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Saiba mais

O Neab realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando na formação de profissionais para abordagem das questões étnico-raciais.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Costa