Proen realiza Fórum de Graduação 2021 nos dias 21 e 22 de junho

publicado: 16/06/2021 09h10, última modificação: 17/06/2021 13h27
Fórum de Graduação 2021.jpg

A UFMA realizará, nos dias 21 e 22, o Fórum de Graduação 2021 com programação voltada para a melhoria da qualidade do ensino de graduação. O evento terá painéis com palestrantes convidados e grupos de trabalho para o debate de temas emergentes. A programação será transmitida pelo canal oficial da UFMA no YouTube.

Este ano, o Fórum debaterá o ensino remoto emergencial e a reforma curricular dos cursos de Licenciaturas e Engenharias da UFMA. A professora Adriana Almeida Sales de Melo, da Universidade de Brasília-UnB, apresentará pesquisa internacional em que aborda a resposta das instituições universitárias à pandemia e quais estratégias foram desenvolvidas.

A reforma curricular das licenciaturas será debatida pelo professor Mozart Neves Ramos, do Conselho Nacional de Educação-CNE, colocando em pauta as recentes decisões do CNE e suas implicações para o currículo das licenciaturas de todo o Brasil. O professor Mozart foi relator da mais recente reforma curricular, é professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo-USP.

O currículo das Engenharias será debatido pela professora Luciana Montanari, da Universidade de São Paulo-USP. Ela foi integrante da Comissão Nacional para Implantação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (CN-DCNs) e coordenou o eixo temático de desenvolvimento do currículo.

O fórum contará ainda com Grupos de Trabalho para professores, coordenadores e chefes de departamento abordando o ensino remoto emergencial, bem como discutirá, também, a reforma curricular das licenciaturas e das engenharias.

A Universidade está colocando em pauta temas fundamentais para que possamos aperfeiçoar o ensino de graduação e buscar a excelência no nosso trabalho.

Por: Proen

Quer realizar uma divulgação de algum assunto relacionado à UFMA em nosso portal? Acesse divulgacao.ufma.br