publicado: 13/05/2021 18h08, última modificação: 14/05/2021 16h15
Proen realiza Diálogos da Graduação com estagiários das licenciaturas que existem no Colun.png

A Pró-reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino de Graduação, iniciou a ação "Diálogos da Graduação" para ouvir os estudantes sobre suas experiências, vivências e sugestões para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, em especial neste momento da pandemia.

A primeira edição ocorreu com os estagiários das Licenciaturas que têm o Colégio Universitário como campo de prática. O professor Thiago Lima dos Santos, coordenador de Estágio do COLUN, organizou a reunião virtual por intermédio do Google Meet, contando com a participação do Diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da PROEN, Jhonatan Almada.

Thiago destacou que os estagiários são estimulados a elaborar materiais didáticos voltados para o Ensino Remoto Emergencial síncrono ou assíncrono; gravar videoaulas, elaborar materiais animados ou jogos interativos; criar perfis educativos com cards e outros materiais didáticos que possam aparecer e ser consultados via redes sociais; trabalharem em duplas ou grupos para que possam criar redes de colaboração entre si (para enfrentar as eventuais dificuldades e limitações técnicas, como falhas de conexão ou falta de aparelhos adequados) e com o professor (controle de chat, frequência, identificação de dúvidas e dificuldades).

O estagiário Marcelo afirmou que, apesar das dificuldades de acesso à internet por parte dos estudantes, ele tem buscado desenvolver atividades que chamem a atenção, utilizando vídeos e imagens para aumentar a interação. Ele elogiou a tabela de links com videoaulas disponibilizada pelo COLUN.

Já para Júlia, estagiária de Letras, estimular os estudantes a ligarem as câmeras em meio a questões domésticas e problemas de conexão também é desafiador. O apoio dos supervisores do estágio foi ressaltado como fundamental. Os estagiários citaram nominalmente os professores Carlos Erick, Rickley, Sibele, Telma, Ana Carolina, Caroline, Ana Maria e Camila, dos diferentes Departamentos da UFMA, enfatizando o suporte e a orientação que receberam.

A participação no Diálogos da Graduação é voluntária, e a próxima edição contará com os estudantes do Curso de Medicina.

Por: Proen